Navios para cabotagem já estão prontos para operar
Quatro navios para cabotagem na Amazônia foram recém adquiridos pela empresa Alcoa. Ela é gestora do Consórcio Alumar. A companhia está investindo cerca de R$ 1 bilhão para compor a sua frota própria e fortalecer sua operação na Amazônia. Duas embarcações já foram entregues e já estão no Brasil e foram licenciados para operar. As embarcações Amazon Pioneer e Amazon Pathfinder iniciaram viagens de teste de São Luís para Juruti, no dia 27 de novembro, com tripulação composta por 23 profissionais e expectativa de carregar 50 mil toneladas (cada). Produzidos no Japão, os cargueiros de modelo Kamsarmax já foram registrados com a bandeira brasileira.
“Estamos iniciando o nosso processo de verticalização para integrar ainda mais a operação entre a mina de Juruti e a refinaria da Alumar”, comemora Eduardo Saraiva, diretor de Logística e Transporte. “Estamos muito orgulhosos pelo fato dessa operação ser feita por um navio com bandeira brasileira, com tripulação brasileira e operado por brasileiros”.
Os outros dois navios que compõem a frota – Amazon Commander e Amazon Courage – chegam ao Brasil, em dezembro e janeiro, respectivamente. A expectativa é que, juntas, as quatro embarcações transportem aproximadamente 6 milhões de toneladas de bauxita por ano.
Fonte: Site Alcoa