‘Decidi deixar o STF no fim de junho’, afirma Joaquim Barbosa

‘Decidi deixar o STF no fim de junho’, afirma Joaquim Barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, comunicou nesta tarde aos colegas ministros que vai deixar a Corte no fim de junho. O anúncio foi feito oficialmente no plenário, no começo da sessão do STF.

“Tenho uma informação de ordem pessoal a trazer: é que eu decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no fim deste semestre, no final de junho”, disse Barbosa. “Afasto-me não apenas da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei, portanto, o meu afastamento do serviço público após quase 41 anos”.

Barbosa agradeceu os colegas e manifestou satisfação por integrar o STF no que chamou de seu período “mais fecundo, de maior criatividade e importância no cenário político-institucional do país”.

“Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor esta Corte no que é, talvez, o seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político-institucional do nosso país. Sinto-me deveras honrado de ter feito parte deste colegiado e de ter convivido com diversas composições e, evidentemente, com a atual composição do STF. Eu agradeço a todos, meu muito obrigado”, concluiu.

Pela manhã, Barbosa comunicou sua aposentadoria à presidente Dilma Rousseff, aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves.

Valor: Maíra Magro e Juliano Basile