Paranaguá tem pátio de caminhões ampliados por operadores
Novos pátios estão sendo criados no Porto de Paranaguá através de empresas operadoras de granéis de exportação e importação com o objetivo de melhorar a organização do fluxo dos caminhões.
Uma das empresas é a Fortesolo, que opera fertilizantes pelo porto paranaense. De acordo com o gerente de gestão e projetos, David Pereira de Jesus, uma área de 21,5 mil metros quadrados foi disponibilizada pela empresa para estacionamento e manobra de quase 280 caminhões. Criado em abril, o pátio além de funcionar como centro de fluxo terá portaria de triagem para a recepção dos caminhões, banheiros e sala de espera. No local também será possível ampliar o controle e inspeção quanto à limpeza dos veículos.
Outra empresa do segmento dos fertilizantes que tem avançado nessa organização é o Rocha que, atualmente, dispõe de três áreas próprias para estacionamento de caminhões, com capacidade diária para 435 veículos, e trabalha na criação de uma quarta área para este fim.
Ainda entre os operadores dos granéis de importação, as ações da Fertipar também se destacam. Além das empresas que estão investindo em novas áreas, algumas saíram na frente e já oferecem este serviço. É o caso da Cattalini Terminais Marítimos que, desde 2003, tem um pátio para 200 caminhões. Recebendo em média 150 caminhões por dia, a empresa evita que estes caminhões fiquem na área do entrono do terminal. Em 2012, a Pasa também resolveu investir numa área para receber 180 caminhões. No ano passado a área foi ampliada e o espaço que está em finalização poderá ter mais 80 vagas.
Fonte: Guia Marítimo