Consulado britânico debate a exploração do gás não convencional no Brasil

Consulado britânico debate a exploração do gás não convencional no Brasil

O potencial para a exploração de gás não convencional no Brasil será debatido no evento GREAT debate de energia, organizado pelo Consulado do Reino Unido no Rio de Janeiro, no próximo dia 26, no Parque da Bola (Jockey Clube). Empresários do setor de óleo e gás terão a oportunidade de se reunir com representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Petrobras e das três maiores operadoras britânicas presentes no Brasil: Shell, BP e BG. A empresa Ocean Power Technologies também participará do evento, e apresentará inovações em geração de energia do mar. A companhia é um exemplo de sucesso entre empresas de pequeno e médio porte britânicas com alta tecnologia para a aplicação no setor de óleo e gás.

Na ocasião, o cônsul-geral adjunto do Rio de Janeiro, Matt Woods, vai anunciar uma parceria do Reino Unido com a ANP. “O projeto tem por objetivo apoiar a ANP no desenvolvimento de uma regulação para a exploração segura e sustentável de gás não convencional no Brasil”, diz Woods. Os efeitos do projeto visam a aumentar a oferta de gás, a fim de diversificar a matriz energética brasileira. Baseado na experiência do Reino Unido, o projeto apresentará soluções para viabilizar a exploração de gás não convencional no Brasil, assim como iniciativas para minimizar os impactos ambientais da extração de gás.

“A demanda por energia no Brasil tem previsão de dobrar até 2020 e o Reino Unido pode ser um parceiro importante do país neste desafio”, afirma o embaixador britânico Alex Ellis. Mais de 120 empresas britânicas já atuam no Brasil no setor de petróleo e gás. A Embaixada Britânica procura fortalecer ainda mais essa parceria estratégica com a organização do GREAT debate de energia.

O seminário contará com a presença da Superintendente-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP, Tathiany Moreira; assim como apresentações de Luiz Augusto Petrus Levy, Gerente-Geral P&D em Engenharia de Produção da Petrobras, Ricardo Uehara, Engenheiro de Projetos em Libra, da Shell; Richard Moore, Gerente de Tecnologia do Grupo BG; Guillermo Quintero, presidente da BP Energy do Brasil; e Paul Watson, Diretor de Desenvolvimento de Negócios para o Reino Unido e Europa da Ocean Power Technologies.

O GREAT debate de energia faz parte do GREAT Britain House, um calendário de cerca de 20 eventos de negócios, esportes e cultura realizados pela Embaixada Britânica durante a Copa do Mundo no Brasil. O calendário completo pode ser acessado no site: www.greatbritainhouse.ukti.gov.uk/.

Fonte: Revista TN Petróleo, redação com assessoria