Santos Brasil conclui operação de descarga de componentes para parque eólico no Rio Grande do Sul
A Santos Brasil, companhia referência em prestação de serviços portuários e logísticos, concluiu uma complexa operação para descarregar os componentes que serão utilizados na montagem de um parque eólico no município de Xangri-lá (RS). A importação do cliente foi recebida no Terminal de Carga Geral de Imbituba, administrado pela empresa no Sul de Santa Catarina (SC), e seguiu via modal rodoviário para seu destino final.
Para realizar a operação, foi necessária a atracação de três embarcações . Primeiro foi o navio Indiana, que veio da Dinamarca e chegou ao terminal catarinense no dia 24 de junho, quando descarregou as primeiras peças para a montagem do empreendimento, como conectores de pás, geradores elétricos e compartimentos chamados de naceles, que são instalados no topo das torres para abrigar componentes internos de turbinas eólicas.
Dois dias depois, o navio BBC Paraná, que havia partido do est ado norteamericano do Texas, chegou ao Terminal de Carga Geral de Imbituba com pás eólicas de 55 metros de altura. Por último, o navio Paris Trader partiu da China e descarregou no dia 28 de julho as nove torres eólicas, que somarão capacidade de 27 megawatts (MW).
“Essa é uma operação de grandes proporções e importância. Foi bem-sucedida sem nenhum tipo de avaria. O cliente escolheu a Santos Brasil devido à nossa expertise em cargas de alto valor e à alta tecnologia do nosso terminal para operar cargas de grandes volumes no menor tempo possível”, salienta o gerente comercial da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas.
A última operação semelhante realizada no terminal catarinense foi em 2010. “Retomamos a prestação de serviços de descarga de componentes para grandes projetos de infraestrutura. Estamos ainda mais preparados para atender este setor. Imbituba é hoje uma alternativa viável para o transporte de cargas de empresas dos estados do Sul , com custo-benefício competitivo e localização estratégica no epicentro da região entre Paraná e Rio Grande do Sul”, explica Pegas.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 16 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do país.
A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal de 85 MPH (movimentos por hora). Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio.
Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) – e um terminal de veículos (TEV) n o Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.
Listada no nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.
Fonte: Segs/Isabel Lopes