Santos Brasil conclui operação de descarga de componentes para parque eólico no Rio Grande do Sul

Santos Brasil conclui operação de descarga de componentes para parque eólico no Rio Grande do Sul

A Santos Brasil, companhia referência em prestação de serviços portuários e logísticos, concluiu uma complexa operação para descarregar os componentes que serão utilizados na montagem de um parque eólico no município de Xangri-lá (RS). A importação do cliente foi recebida no Terminal de Carga Geral de Imbituba, administrado pela empresa no Sul de Santa Catarina (SC), e seguiu via modal rodoviário para seu destino final.

Para realizar a operação, foi necessária a atracação de três embarcações . Primeiro foi o navio Indiana, que veio da Dinamarca e chegou ao terminal catarinense no dia 24 de junho, quando descarregou as primeiras peças para a montagem do empreendimento, como conectores de pás, geradores elétricos e compartimentos chamados de naceles, que são instalados no topo das torres para abrigar componentes internos de turbinas eólicas.

Dois dias depois, o navio BBC Paraná, que havia partido do est ado norteamericano do Texas, chegou ao Terminal de Carga Geral de Imbituba com pás eólicas de 55 metros de altura. Por último, o navio Paris Trader partiu da China e descarregou no dia 28 de julho as nove torres eólicas, que somarão capacidade de 27 megawatts (MW).

“Essa é uma operação de grandes proporções e importância. Foi bem-sucedida sem nenhum tipo de avaria. O cliente escolheu a Santos Brasil devido à nossa expertise em cargas de alto valor e à alta tecnologia do nosso terminal para operar cargas de grandes volumes no menor tempo possível”, salienta o gerente comercial da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas.

A última operação semelhante realizada no terminal catarinense foi em 2010. “Retomamos a prestação de serviços de descarga de componentes para grandes projetos de infraestrutura. Estamos ainda mais preparados para atender este setor. Imbituba é hoje uma alternativa viável para o transporte de cargas de empresas dos estados do Sul , com custo-benefício competitivo e localização estratégica no epicentro da região entre Paraná e Rio Grande do Sul”, explica Pegas.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 16 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do país.

A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal de 85 MPH (movimentos por hora). Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) – e um terminal de veículos (TEV) n o Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

Listada no nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.

Fonte: Segs/Isabel Lopes