Navio-plataforma ‘Cidade de Mangaratiba’ deixa estaleiro rumo ao pré-sal
O consórcio Schahin – Modec, contratado pela Petrobras para construir e operar o FPSO “Cidade de Mangaratiba”, deu início no dia 16 à saída da unidade do estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis. Este navio-plataforma vai operar na área de Iracema Sul, no campo de Lula, localizada no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.
Com conteúdo local previsto de 65%, a construção e integração de módulos, no Brasil, envolveu quatro sites de obras no Rio de Janeiro, localizados em Itaguaí, Ilha do Fundão, Niterói, Angra dos Reis, além de um na Bahia.
Ancorado a 240 quilômetros da costa, em águas com profundidade de 2,2 mil metros, o “Cidade de Mangaratiba” será conectado a oito poços produtores e oito injetores, tendo capacidade para produzir 150 mil barris de óleo e comprimir oito milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, e para armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo. Além disso, tem capacidade para injetar 240 mil barris de água por dia. A produção de petróleo deverá ser iniciada no quarto trimestre deste ano.
Características técnicas
Profundidade de água de operação: 2,2 mil metros;
Capacidade de produção de petróleo: 150 mil barris/dia;
Capacidade de tratamento de gás natural: 8 milhões m³/dia;
Alojamento: 150 pessoas;
Nº de empregos diretos: 2,5 mil trabalhadores.
A área de Iracema Sul compõe a concessão BM-S-11, operada pela Petrobras (65%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda. (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%).
Fonte: Agência Petrobras