Petrobras acha gás e óleo leve, de melhor qualidade, no Espírito Santo
Em meio à crise que se instalou na Petrobras com denúncias de corrupção e problemas operacionais, a estatal anunciou duas boas notícias recentes: uma descoberta de petróleo leve (de melhor qualidade) e outra de gás, ambas na bacia do Espírito Santo, a terceira mais importante do país.
Ontem (7), a estatal informou que encontrou óleo em águas ultraprofundas, acima da camada do pré-sal na Bacia do Espírito Santo. A descoberta ocorreu por meio da perfuração de um poço em profundidade de 1.886 metros entre a superfície e o fundo do mar, a 121 km da cidade de Vitória (ES).
Trata-se, segundo analistas, de uma descoberta de médio porte, mas importante em razão da qualidade do óleo achado. A estatal não fez ainda uma estimativa preliminar do volume de óleo contido nesse reservatório. Fará novos testes para tal.
A profundidade total (considerando a parte perfurada por debaixo do solo marinho) chega a 3.550 metros.
Neste futuro campo (que só terá tal status após comprovada que a descoberta é comercialmente viável), a Petrobras é sócia de Shell (20%) e Inpex Petróleo (15%). Cabe, porém, à estatal toda a operação (contratação de plataformas e sondas de perfuração, entre outros serviços).
A ideia é atingir a profundidade final de 4.500 metros, a fim de declarar a descoberta como viável e estimar melhor seu potencial.
Na semana passada, a Petrobras anunciou que descobriu uma reserva de gás também no chamado no pós-sal da bacia do Espírito Santo. A descoberta ocorreu em profundidade de água de 1.043 metros, a 72 km da costa do Espírito Santo.
A comprovação da descoberta se deu com amostras colhidas em profundidade de cerca de 2.880 metros (considerando a perfuração abaixo do solo marinho). Não há também indicações do volume de gás contido nessa jazida.
Nese caso, o consórcio, liderado pela Petrobras (89,89%), conta também com a sino-espanhola Repsol Sinopec (11,11%). “Vamos dar continuidade às operações previstas, com o objetivo de melhor avaliar a descoberta, por meio de testes”, disse a estatal, em nota.
Fonte: Folha de São PauloPedro Soares do Rio