Horário de verão começa no próximo dia 19 de outubro

Horário de verão começa no próximo dia 19 de outubro

O horário de verão deste ano começará no próximo dia 19, e irá até 22 de fevereiro. Dez estados, além do Distrito Federal, vão adiantar os relógios em uma hora.

Durante o horário de verão do ano passado, o Ministério de Minas e Energia (MME) fez uma previsão de economia de R$ 400 milhões, e foram economizados R$ 405 milhões.

A medida vale para 11 unidades da federação, das região Sul, Centro-Oeste e Sudeste: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

O governo da Bahia ainda não informou se o estado vai aderir ou não ao horário de verão. Em 2002, 2003, 2010, 2012 e 2013, a Bahia ficou fora da alteração. Porém, em 2011-2012, o estado foi o único da região Nordeste que adotou a medida, e, segundo o governo, a maior parte da população reagiu mal. Apesar das rejeições, empresários da Bahia são a favor da mudança de horário que, de acordo com eles, beneficia o turismo, ampliando o faturamento e a geração de empregos.

O presidente do Fórum de Empresários da Bahia, Vítor Ventim, citou as vantagens da medida no Estado em matéria publicada no último dia 3 de setembro. “A maioria de nossos clientes e fornecedores é do Sul e Sudeste do país e a falta de horário de verão, além de não ajudar na economia de energia, dificulta horários de voos e de contatos comerciais”.

Sobre a mudança no relógio

Instituído no Brasil em 1931, o horário de verão tem o objetivo de proporcionar maior aproveitamento da luz natural para reduzir o consumo de energia entre as 18 e as 20 horas.

O horário de verão começa no terceiro domingo do mês de outubro — neste ano, uma semana antes do segundo turno das eleições —, e é mantido até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Caso a data de término coincida com o domingo de carnaval, o prazo é prorrogado em uma semana.

Fonte: Portal A Tarde / O Globo