Wilson Sons amplia movimentação no terceiro trimestre

Wilson Sons amplia movimentação no terceiro trimestre

Tecon Salvador e Wilson Sons Rebocadores foram os destaques do período

O Grupo Wilson Sons, um dos principais operadores logístico e portuário do Brasil, melhorou seu desempenho no terceiro trimestre de 2014. Os terminais operados pela companhia – Tecon Salvador (BA) e Tecon Rio Grande (RS) – ampliaram sua movimentação e a Wilson Sons Rebocadores, que tem a maior frota de apoio portuário do país, realizou mais manobras do que no ano anterior.

Nos terminais, a movimentação cresceu 1,4 % entre julho e setembro deste ano, totalizando 205,5 mil TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Já no acumulado dos nove primeiros meses de 2014, quando 739,9 mil TEU passaram pelos Tecons, o aumento foi de 10,1%.

O Tecon Salvador registrou no terceiro trimestre incremento de 3,8%. O terminal movimentou 79 mil TEU entre julho e setembro, ante 76,1 mil TEU em igual período de 2013. A melhora no desempenho é explicada pelo aumento de 12% na exportação, principalmente devido aos embarques de celulose, minério e produtos químicos e petroquímicos. Os principais destinos para essas cargas foram o Extremo Oriente e a América do Norte. No ano, a unidade acumula alta de 2,6%.

Em Rio Grande, o Tecon movimentou 171,5 mil TEU no trimestre, volume em linha com os 170,9 mil TEU do mesmo intervalo do ano anterior. Já nos nove primeiros meses, a ampliação total é de 13,4%, impulsionada pelo serviço de transbordo de frutas e peixes congelados vindos da Argentina e pelas cargas transportadas por cabotagem, como arroz, resinas, móveis, pneus e vinhos.

Outro negócio que teve melhora expressiva foi a Wilson Sons Rebocadores, que realizou 14,9 mil manobras de julho a setembro. O montante é 9,3% superior aos 13,6 mil movimentos do terceiro trimestre do ano passado. O resultado foi puxado, em grande parte, pelas operações no Porto de Santos, onde seis rebocadores atendem à demanda dos clientes. Além disso, houve a chegada de duas novas embarcações à frota e o início das operações no Pará. Outros portos que contribuíram para o desempenho foram Salvador, Pecém e Suape. Nos nove primeiros meses de 2014, as manobras já aumentaram em 8,3%.

A Wilson Sons Ultratug Offshore, uma joint venture entre o Grupo Wilson Sons e o grupo chileno Ultramar, houve aumento de 17% nos dias de operação, justificado pela ampliação da frota da companhia, que recebeu uma nova embarcação neste ano.

Fonte: Assessoria Wilson Sons / Redação SINCOMAM