Internacional: ‘Izumo’, maior navio de guerra japonês desde a Segunda Guerra Mundial, inicia os testes de mar

Internacional: ‘Izumo’, maior navio de guerra japonês desde a Segunda Guerra Mundial, inicia os testes de mar

A Força Marítima de Auto-Defesa do Japão (JMSDF) começou os testes de mar do seu “destróier porta-helicópteros” JS Izumo (DDH 183), confirmou um oficial da JMSDF ao IHS Jane’s, em 29 de setembro.

O navio de 248m de comprimento, que desloca 24.000 toneladas a plena carga, é o maior navio militar japonês construído desde a Segunda Guerra Mundial e pode transportar até 14 helicópteros. O Izumo e seu navio irmão ainda sem nome (DDH 184) irão substituir dois destróieres da classe “Shirane” do JMSDF, o JS Shirane (DDH 143) e o JS Kurama (DDH 144), incorporados em ​​março de 1980 e 1981, respectivamente.

De acordo com a JMSDF, os teste de mar do Izumo estão sendo realizadas em preparação para o comissionamento iminente do navio. “Os testes já começaram e vão durar cerca de seis meses antes de incoorporá-lo em 2015″, disse o capitão de corveta Yasushi Kojima do Estado-Maior do Escritório Marítimo ao IHS Jane’s. No entanto, o capitão Kojima não revelou a natureza exata dos testes nem a data em que eles começaram, acrescentando apenas que eles estão “apenas começando”.

Segundo o IHS Jane’s Fighting Ships, o Izumo será equipado com um sonar de proa OQQ-22 para detecção de submarinos, enquanto a defesa contra mísseis anti-navio será fornecida por dois lançadores Raytheon RIM-116 Rolling Airframe Missile SeaRAM.

Apesar das preocupações levantadas por vizinhos do Japão, a comparativa falta de armas ofensivas do navio parecem corroborar as alegações de oficiais da JMSDF de que o navio será empregado principalmente para vigilância das fronteiras e de assistência humanitária e de socorro (HADR – humanitarian assistance and disaster relief).

Além de embarcar helicópteros antissubmarino como o Sikorsky / Mitsubishi SH-60K Seahawk e os AgustaWestland / Kawasaki MCH-101s, o Izumo pode acomodar 970 pessoas, incluindo a tripulação do navio e as tropas da Força Terrestre de Auto-Defesa do Japão (JGSDF).

O Izumo está com o comissionamento previsto para março 2015, enquanto o DDH 184 deverá ser lançado em agosto do mesmo ano pelo construtor naval com sede em Yokohama, o IHI Marinha United. A incorporação do segundo navio está prevista para março de 2017.

Fonte: IHS Jane’s / Tradução e adaptação do Poder Naval