Porto Seco investe em construção e equipamento de ramal ferroviário

Porto Seco investe em construção e equipamento de ramal ferroviário

O Porto Seco de Anápolis vai investir cerca de R$ 15 milhões na construção de um ramal ferroviário ligando à Ferrovia Norte-Sul e outros US$ 10 milhões na compra de uma locomotiva com capacidade para tracionar até 86 composições com 160 contêineres que, juntos, podem transportar até 8 mil toneladas.

 “Será um investimento de alto custo e que precisa ser definido com muita precisão”, disse o superintendente do Porto Seco, Edson Tavares, revelando que o projeto do ramal ferroviário está em fase final de avaliação na Valec, a estatal responsável pela administração e construção de ferrovias no País.

Os valores, segundo o superintendente, não inclui a compra de contêineres, que serão importados e cujo valor ele não revelou. De acordo com Tavares, na execução desse projeto, o Porto Seco vai investir R$ 1,5 milhão em dormentes e outros R$ 10 milhões em trilhos. Também já foram aplicados mais R$ 2,5 milhões em infraestrutura na área onde o ramal será construído. Além do Porto Seco, outra empresa instalada no Daia que está investindo na construção de ramal ferroviário é a Granol, que apresenta a execução do projeto em fase mais adiantada.

Devido ao seu alto valor no mercado, Edson Tavares informou que o Porto Seco já está negociando com empresas estrangeiras e nacionais a aquisição de equipamentos como locomotivas, plataformas e outros materiais considerados necessários ao funcionamento do ramal. “Por isso é preciso firmar parcerias para que todos os equipamentos sejam adquiridos”, justificou o superintendente, revelando também que o Porto Seco e a Granol iniciaram também as conversas com a Valec e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para que seja feito o balizamento horizontal da ferrovia e instalado o seu centro de monitoramento operacional.

Segundo ele, as obras do ramal serão iniciadas assim que a Valec concluir a avaliação do seu projeto. “Não será uma avaliação demorada”, garante o superintendente. Tavares ainda revelou que o terreno onde o ramal será construído já está com as obras de infraestrutura concluídas, e que o tempo de construção será rápido, de cerca de 90 dias, porque a sua estrutura utiliza pré-moldados, um recurso que, segundo ele, agiliza a execução do projeto.

Fonte: Tribuna de Anápolis