Almirante-de-Esquadra Leal Ferreira assume o Comando da Marinha em Brasília

Almirante-de-Esquadra Leal Ferreira assume o Comando da Marinha em Brasília

Com mais de 40 anos de carreira, o Almirante-de-Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira já recebeu diversas condecorações e desempenhou importantes funções de liderança

O Almirante-de-Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, assumiu, nesta sexta-feira (6), o Comando da Marinha do Brasil (MB). Na cerimônia, realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Leal Ferreira destacou a importância da Marinha para a aproximação e cooperação com as demais nações.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o novo Comandante da Marinha afirmou que não fará mudanças de imediato. “Assumo o timão encontrando uma Marinha organizada, com rumos bem traçados. Não há necessidade, e este é o momento de asseverar-lhes, de mudanças no regime de máquinas ou guinadas fortes. Assim, permanecem em vigor todas as ordens emanadas de meu antecessor!”, disse.

O Almirante Leal Ferreira, que permaneceu embarcado por mais de 16 anos e acumulou cerca de 1.300 dias de mar, toma posse de um dos mais importantes postos da Marinha. Ele substitui o Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, que conseguiu ao decorrer de sua gestão (período de 2007 a 2014) realizar diversos projetos de obtenção de navios, submarinos e modernização de equipamentos, visando aprimorar os trabalhos desenvolvidos pela Marinha brasileira.

O evento

 O SINCOMAM esteve em Brasília para cobertura especial do evento. Nossa equipe de reportagem acompanhou toda a movimentação da cerimônia e registrou os principais momentos.

Da entrada do local até o posto principal do evento,  militares foram posicionados para indicar o ponto de concentração dos convidados. Duas rampas permitiam o acesso à celebração do novo Comandante. 

Às margens do Lago Paranoá, havia embarcações e a banda da Marinha, que guarneciam o espaço da cerimônia de posse, iniciada com a chegada do Ministro da Defesa Jaques Wagner e do antigo Comandante Moura Neto. Entre discursos e substituição das bandeiras dos Almirantes Moura Neto e Leal Ferreira, ocorreu uma salva de tiros de canhão.

O evento contou com a participação de diversas autoridades nacionais e internacionais, além dos Ministros de Estado, Ministros do Supremo Tribunal Federal,  membros do Alto-Comando, familiares, entre outros. 

A matéria completa sobre o novo Comandante da Marinha você confere na próxima edição da revista SINCOMAM, que é distribuída em todo o Brasil e está disponível na versão digital no site: www.sincomam.org.br.

Margarida Putti / SINCOMAM