Alstom e Tractebel firmam contrato de 120 milhões de euros no Nordeste

Alstom e Tractebel firmam contrato de 120 milhões de euros no Nordeste

O grupo de engenharia Alstom e a Tractebel — maior geradora de energia privada do Brasil — firmaram um contrato no valor de 120 milhões de euros para o fornecimento de aerogeradores ECO 122 para o projeto Trairí II, um parque eólico localizado no Ceará. A fase operacional do projeto está marcada para começar em meados de 2016 e irá gerar 97,2 MW.

O acordo inclui a entrega de 36 unidades dos aerogeradores, de 2,7 MW cada, e a manutenção do parque por dez anos pela empresa francesa.

Yves Rannou, vice-presidente sênior da área eólica da Alstom, afirmou que o projeto Trairí II será o primeiro a usar as novas torres da companhia, de 119 metros. “Isso nos permitirá aproveitar melhor os recursos eólicos, independente das características do vento.”

As torres serão compostas por 11 setores de concreto. Segundo a Alstom, é um método exclusivo de instalação baseado em técnicas de levantamento hidráulico usadas na engenharia civil. Parte dos aerogeradores será fabricada na unidade industrial da Alstom, na Bahia, aproveitando os investimentos da empresa no país.

Segundo a companhia, que é responsável por quase 30% do mercado de geração de energia do Brasil, o aerogerador ECO 122 combina alta potência e alto fator de capacidade para aumentar a produção de energia em regiões de baixos ventos. “Por esse motivo, eles se encaixam com as condições de vento brasileiras”, diz.

Fonte: Valor EconômicoLigia Tuon