Aneel autoriza reforço em subestação para escoar energia renovável do Rio Grande do Norte e região

Aneel autoriza reforço em subestação para escoar energia renovável do Rio Grande do Norte e região

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) participou no sábado (23), em Natal (RN), do evento Jornada das Águas, conduzido pelo Ministério de Desenvolvimento Regional. Na solenidade, a Aneel autorizou obras de reforço na subestação João Pessoa II, o que vai permitir escoar energia renovável da região para todo o País. Estiveram na cerimônia o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, e a diretora Elisa Bastos – que, como diretora-geral-substituta, assinou em Reunião Pública a resolução que autorizou os reforços no empreendimento de transmissão.

A cerimônia realizada na Federação da Indústria do Rio Grande do Norte contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Pela Aneel também esteve presente o superintendente Ivo Sechi Nazareno. Para André Pepitone, o reforço autorizado, além de gerar investimento e emprego para o Estado, propiciará o escoamento de energia limpa e renovável do Nordeste para o resto do País. “O investimento destinado para subestação significa geração de emprego, renda, movimentação da economia, atração de mais investimentos. Essas obras auxiliarão o escoamento da energia de usinas solares e eólicas do Nordeste. É a contribuição do setor elétrico para que o Brasil volte a crescer, para que desperte a capacidade do potiguar, do nordestino, do brasileiro de empreender, inovar e criar”.

Em sua fala, o ministro Rogério Marinho destacou a importância das obras de infraestrutura para atender à diversificação da matriz elétrica nacional. “Estamos diante de um momento transformador, com nosso potencial eólico sendo multiplicado. Nosso Nordeste é solução, e vamos seguir trabalhando para expandir as linhas de transmissão para escoar energia de fontes renováveis, limpas”, ressaltou Marinho. Para Paulo César Domingues, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), a autorização dos reforços é fundamental para escoar energia de fonte eólica para o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. “Esse empreendimento, sozinho, tem capacidade para atender com sobra João Pessoa e 60% do estado da Paraíba, e será fundamental para o crescimento contínuo da geração eólica na região”, ressaltou.

O investimento na subestação João Pessoa II, pelo grupo indiano Sterlite, é da ordem de R$ 530 milhões, com previsão de criação de 1165 empregos diretos. O reforço vai aumentar a capacidade de escoamento em 450 MW, dobrando o atendimento da subestação. Expansão das renováveis no RN: a Aneel atingiu em setembro a meta de expansão de novas usinas em 2021, três meses antes do previsto. Nesse período, a Agência liberou a operação comercial de 4.888 MW de potência de novas usinas. Dessas, cerca de 20% se concentram no RN, com destaque para as usinas eólicas e solares.

Fonte: Aneel