Aneel conduz debates em Assembleia Geral da Associação Internacional de Reguladores de Energia dos Países de Língua Portuguesa Oficial

O presidente da Associação Internacional de Reguladores de Energia dos Países de Língua Portuguesa Oficial (Relop) e diretor da Aneel, Efrain Cruz, participou, nesta quinta-feira (18), da XIV Assembleia Geral da Relop.

O evento virtual contou com representantes das agências reguladoras de energia dos seis países que compõem a Relop – Brasil (Aneel e ANP), Portugal (ERSE e ENSE), Angola (ANPG, IRDP e IRSEA), Cabo Verde (ARME), Moçambique (ARENE e INP) e São Tome e Príncipe (AGER e ANP).

O Diretor da Aneel, Efrain Cruz destacou a importância do diálogo entre as Agências Reguladoras. “É uma oportunidade extraordinária para compartilharmos experiências e testemunhar o cenário evolutivo da Relop. Todos juntos podemos fomentar transformações inovadoras no campo da regulação energética por meio da aproximação das realidades da Europa, África e América Latina”, pontuou Efrain.

Durante a reunião, foi apresentado um resumo das principais atividades desenvolvidas em 2021. As Agências debateram a organização da Conferência e Assembleia Geral, que ocorrerá em março de 2022, e iniciaram os preparativos do novo Plano Estratégico Relop 2022-2025. Além disso, o Plano de Atividades e Orçamento para 2022 foi aprovado durante a Assembleia.

Sobre a Relop
A Relop é uma associação internacional que promove a cooperação entre entidades de regulação no setor energético nos países de língua oficial portuguesa, nos segmentos da eletricidade, gás natural, petróleo e seus derivados e biocombustível. O diretor da Aneel, Efrain Cruz é presidente da Relop desde 2020, com gestão focada na capacitação dos reguladores e na análise de benchmarking de regulação, com vistas as incorporar as melhores práticas internacionais no campo regulatório.

Fonte: Aneel