ANP não garante que Petrobras atenderá conteúdo local em Tartaruga Verde

A decisão de contratar ou não a indústria nacional cabe à Petrobras. Foi assim que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) se posicionou sobre o possível não cumprimento aos índices de conteúdo local por parte da estatal no FPSO que será utilizado na exploração do campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos.

A agência reguladora prometeu fiscalizar as etapas do projeto com rigor; além de afirmar que no caso de os níveis exigidos pela política de conteúdo local não serem cumpridos, a Petrobras será penalizada conforme a legislação em vigor. No entanto, a ANP declarou que a Petrobras poderá seguir com sua postura de não obedecer às taxas de conteúdo nacional em Tartaruga Verde. “As condições de contratação são decisões da empresa e não cabe à ANP interferir operacionalmente nos processos de compra de nenhum operador”, explicou.

A indústria brasileira tem demonstrado preocupação com o tema, principalmente após a presidente da Petrobras, Graça Foster, declarar que o atendimento aos níveis de conteúdo local não é mais importante do que o aumento de produção da companhia. A preocupação do empresariado do país é de que os investimentos feitos, para o fornecimento de bens e serviços para a estatal, acabem se convertendo em prejuízo.

Fonte: Monitor Mercantil/Com informações da Petronotícias e da Agência Brasil