Antaq aprova pesquisa de satisfação dos usuários da navegação de passageiros
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (4) em reunião de diretoria, a Pesquisa de Satisfação dos Usuários da navegação longitudinal de passageiros e misto, que está na Agenda de Estudos 2021-2024.
A diretora da Agência que relatou o processo, Flávia Takafashi, ressaltou que esse o serviço de transporte aquaviário tem um papel primordial para a locomoção das pessoas e da movimentação de cargas em especial na região amazônica onde muitas vezes esse é o único meio de acesso e abastecimento de certas localidades”.
Ela completou destacando que “na região Norte do país a navegação interior é sem dúvida alguma o modal mais importante e o seu potencial de crescimento é grande em todo Brasil”.
Com esse documento será possível ter um levantamento para subsidiar o aprimoramento de futuras ações regulatórias, bem como do trabalho de fiscalização, visando sempre a melhoria dos serviços prestados pelas Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) outorgadas pela Agência.
Além disso, será possível tornar cada vez mais eficiente a atuação desta Agência em seu mercado regulado, com foco na entrega de serviços adequados à toda sociedade.
Por isso, foi considerado primordial pela área técnica da ANTAQ que a pesquisa seja repetida em intervalos regulares, de modo a permitir o acompanhamento da evolução da satisfação dos usuários com esses serviços ao longo do tempo.
Índice de satisfação
A pesquisa mostra que 45,2% das EBNs que tiveram o Índice de Satisfação Agregado (ISA) apurado ficaram acima de 4 pontos sendo 5 pontos o valor máximo, enquanto apenas 9,6% ficaram com o índice abaixo de 3 pontos.
No total, foram entrevistados 6.292 usuários presencialmente de 104 empresas de navegação diferentes que operam em 34 linhas no serviços de transporte aquaviário de passageiros ou de transporte misto na navegação interior de percurso longitudinal.
O principal município de origem e destino dessas linhas foi Manaus (AM) com 22,7% e 19,6% da quantidade de viagens, respectivamente. Os dois principais motivos da viagem foram trabalho/negócios, com 27,8%, e visita a amigos/parentes, com 25,4%. Em relação à frequência da viagem, 37% dos usuários entrevistados alegaram fazer uso eventual do serviço e 29,6% disseram que efetuam a viagem uma vez ao ano.
Índice por atributo
Segundo o levantamento, o melhor índice de satisfação do usuário por atributo foi a regularidade do serviço, que atingiu 4,4 de 5 pontos possíveis; seguido por eficiência e cortesia, ambos com 4,2 pontos.
Por sua vez, os índices mais baixos de satisfação do usuário foram de 3,8 pontos para preço justo ou modicidade e 3,9 pontos respectivamente para pontualidade, acessibilidade e atualidade.
Na avaliação dos usuários entrevistados 77,8% citou a segurança como uma das características mais importantes para os serviços que são prestados. Dos usuários que deram alguma sugestão de melhoria, os três primeiros temas foram limpeza (16,2%), pontualidade (9,0%) e alimentação (8,6%).
Pesquisa de travessias
No início do ano passado, a ANTAQ apresentou a Pesquisa de Satisfação dos Usuários de serviços de travessia. Esse levantamento foi concluído em 2022. Na ocasião foram entrevistados 8.852 passageiros e condutores de veículos nas macrorregiões Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
Nessa pesquisa, foi constatado que o serviço de transporte de passageiros na navegação de travessia foi bem avaliado, ou seja, a maioria dos usuários manifestou estar “totalmente satisfeito”.
Fonte: Antaq