ANTAQ e Anvisa realizam fiscalização para coibir transporte irregular de congelados no Amapá

A ANTAQ, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos da vigilância sanitária do Amapá realizaram, em 15 de dezembro, uma fiscalização em Macapá e Santana (AP). O objetivo da ação foi coibir o transporte irregular de produtos alimentícios perecíveis que necessitam de refrigeração contínua, como frango, iogurtes e embutidos.

Fiscais da Agência observaram, durante inspeções de rotina, que embarcações de transporte interestadual misto estavam acondicionando incorretamente essas cargas. A ANTAQ comunicou as irregularidades à Anvisa, que planejou a fiscalização conjunta.

“Essa ação se fez necessária em decorrência de ser observado diversas vezes o transporte, principalmente de frango congelado, sem qualquer tipo de acondicionamento que permita a manutenção da temperatura, fazendo com que o produto chegue ao destino descongelado”, explicou o chefe da Unidade Regional de Belém (UREBL), João Maria Ferreira, destacando que esse tipo de fiscalização deverá ser mensal a partir do ano que vem. Vale lembrar que o escritório da ANTAQ na capital paraense tem jurisdição no Amapá.

 

Fonte: Antaq