Antaq e Ministério dos Transportes se reúnem para discutir navegação na Hidrovia Tietê-Paraná
Os diretores da ANTAQ, Mário Povia e Adalberto Tokarski, se reuniram, na última quarta-feira (18), no Ministério dos Transportes, com o secretário executivo, Anivaldo Vale. Na pauta, a interrupção da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná. A Diretoria da Agência pretende discutir o tema com diversos órgãos do Governo Federal e contribuir para resolver a questão o mais rápido possível.
Entre os órgãos que discutirão a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, provavelmente na semana que vem, estão a Antaq, Ministério dos Transportes, Ministério da Agricultura, ANA, além de representantes do setor elétrico e da iniciativa privada.
A preocupação da Diretoria é com a retomada da navegação na hidrovia, que está paralisada desde que as usinas de Três Irmãos e Ilha Solteira passaram a gerar mais energia, reduzindo o nível dos seus lagos, que são interligados pelo Canal Pereira Barreto. “O importante é que se produza energia e que se possa navegar”, disse Tokarski, defendendo o uso múltiplo das águas. O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, ressaltou que os órgãos estabelecerão uma agenda positiva dos trabalhos para resolver a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná.
Além dos diretores, representaram a Antaq na reunião o superintendente de Navegação Interior substituto, Walneon Oliveira, e o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior, José Renato Fialho. Representantes da Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes também participaram das discussões.
Fonte: Antaq