ANTAQ e MPOG assinam acordo de cooperação técnica do sistema eletrônico de informações

ANTAQ e MPOG assinam acordo de cooperação técnica do sistema eletrônico de informações

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, firmaram acordo de cooperação técnica e do plano de trabalho para implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI na Agência. O Sistema começa a funcionar em toda a ANTAQ já a partir de janeiro próximo.

O acordo foi assinado na manhã da última sexta-feira (18) pelo diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, e pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG, Cristiano Heckert, durante solenidade realizada na sede da autarquia, em Brasília. A solenidade contou ainda com a participação dos diretores da Agência, Fernando Fonseca e Adalberto Tokarski.

O diretor geral da ANTAQ destacou a importância do Sistema Eletrônico para o trâmite de processos e informações da Agência. “Estamos no caminho certo. O SEI vai permitir uma maior sinergia entre os diversos setores da autarquia, além de trazer uma maior disseminação do conhecimento, celeridade e comodidade no encaminhamento dos processos com a possibilidade da troca de informações remotamente”, disse.

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG, Cristiano Heckert, por sua vez, lembrou que com a assinatura da cooperação a ANTAQ passa a integrar uma comunidade que já conta com 18 órgãos e mais 34 em processo de implantação.

Heckert apontou como ganhos do SEI a facilidade de operação, redução da burocracia e a economia de papel e serviços postais, entre outros. “Em pleno Século XXI ainda perdíamos muito tempo carimbando papel. O SEI é uma verdadeira revolução e um ganho enorme em todos os sentidos”, apontou.

O secretário do MPOG informou ainda que em dois anos toda a administração pública federal deverá migrar para o Sistema.

O Sistema

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Trata-se de uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa.

É também um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, dotado de práticas inovadoras de trabalho, que tem como principais características o fim do uso do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O SEI funciona no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

Fonte: Antaq