Antaq, Polícia Federal e Censipam se reúnem para discutir ação conjunta na Amazônia

Antaq, Polícia Federal e Censipam se reúnem para discutir ação conjunta na Amazônia

O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, se reuniu, na última terça-feira (24), na sede da Agência, em Brasília, com autoridades da Polícia Federal e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O encontro foi um prosseguimento dos trabalhos iniciados em dezembro do ano passado, quando Tokarski visitou Tabatinga, região da tríplice fronteira, no Amazonas, com Peru e Colômbia.

Na reunião, tratou-se sobre o início das operações do Posto de Controle Fluvial, da Polícia Federal, no Rio Solimões, e que contará com o apoio da Marinha do Brasil, Exército, Censipam, Força Aérea, Receita Federal, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, DNIT e ANTAQ, entre outros. Esse posto consiste em uma estrutura que possibilitará a fiscalização de todas as embarcações que trafegam por aquele ponto do rio.

A Polícia Federal apresentou duas propostas à ANTAQ para uma possível inclusão em normativo da Agência: tornar obrigatória a apresentação de documento de identidade para ter acesso a meio de transporte de navegação fluvial; e exigir do proprietário da empresa de transporte fluvial que digitalize os documentos de identidade apresentados pelo passageiro quando do ingresso na embarcação e os disponibilize às autoridades fiscalizadoras.

A Antaq apoiará e participará do trabalho no Posto de Controle Fluvial, além de ter se comprometido a convocar reunião com operadores da linha Tabatinga-Manaus para tratar do assunto em parceria com a Polícia Federal e o Censipam.

A Polícia Federal comunicará à Antaq a data em que se iniciará a operação na base para as necessárias providências e a participação dos servidores da Agência.

Participaram da reunião o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Marcelo Sálvio Rezende Vieira, o chefe da Divisão de Repressão a Entorpecentes, Cassius Valentin Baldelli, o coordenador da Operação de Fiscalização, na Base Anzol, delegado da Polícia Federal, Mauro Sposito, e o assessor da direção do Censipam, Cláudio Vieira Mendes. Pela ANTAQ, além do diretor Adalberto Tokarski, estiveram presentes o gerente de Regulação da Navegação Interior, Walneon Oliveira, e o assessor do diretor, Pedro Batista Neto.

Fonte: Antaq