APM Terminals quebra recorde de movimentações no Porto do Pecém em outubro

APM Terminals quebra recorde de movimentações no Porto do Pecém em outubro

O Porto do Pecém, Ceará, testemunhou um marco histórico em outubro, com a APM Terminals alcançando a impressionante marca de 55 mil TEUs movimentados em um único mês. A operadora, parte integrante do Complexo Portuário do Pecém, registrou um crescimento notável de 11% no acumulado de janeiro a outubro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Com um aumento notável de 23% nas exportações dos polos de fruticultura do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco, as frutas foram as grandes responsáveis por todo esse sucesso.

Frutas lideram exportações com aumento de 23% nos polos de fruticultura

A movimentação recorde no Porto do Pecém é impulsionada, em grande parte, pelo setor de fruticultura. A exportação de frutas experimentou um crescimento substancial, contribuindo para a ascensão do complexo portuário. A autoridade portuária do Pecém prevê que a exportação de frutas atinja 180 mil toneladas nesta temporada, superando em 10 mil toneladas a temporada anterior.

O diretor-presidente da APM Terminals Pecém, Daniel Rose, enfatiza que outubro e novembro são tradicionalmente os meses de pico devido à demanda intensa dos Estados Unidos e da Europa. A operação da APM Terminals Pecém também registrou um aumento significativo devido às dificuldades de atracação nos portos de Manaus, causadas pela seca na região. O Porto do Pecém assumiu uma posição crucial ao receber grande parte dos contêineres, atuando como ponto operacional para atender à demanda. A projeção da operadora é que o ritmo de crescimento nas movimentações se mantenha em 2024.

Porto do Pecém fortalece presença no transporte de longo curso

Além das frutas, outras cargas também se destacam nas movimentações do Pecém. Itens de consumo próprio e insumos para a indústria, como placas de ferro e peças de equipamentos elétricos, contribuem para a diversificação das operações. A maior parte da movimentação no Porto do Pecém é de transporte de cabotagem, que totalizou mais de 8 milhões de toneladas entre janeiro e setembro. A APM Terminals Pecém opera com 5 linhas de cabotagem, conectando as regiões Sul e Sudeste com o Norte e Nordeste.

Daniel Rose projeta um crescimento consistente para a APM Terminals Pecém em 2024. Ele destaca a expectativa de um aumento em torno de 10% em relação ao ano atual. O diretor-presidente ressalta o papel fundamental do Porto do Pecém, que, em 2016, movimentou 200 mil TEUs, enquanto em 2023, esse número já ultrapassou 460 mil TEUs, com a perspectiva de superar 500 mil TEUs no próximo ano.

Porto do Pecém desponta como ponto estratégico no cenário portuário brasileiro

Para manter a competitividade diante da crescente demanda, a infraestrutura do Porto do Pecém recebe investimentos constantes. Recentemente, a APM Terminals destinou R$ 150 milhões para a aquisição de novos equipamentos. O terminal agora conta com três guindastes de última geração, os primeiros do tipo instalados no local. Desde o início de suas operações em 2002, a APM Terminals tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento do Porto do Pecém, consolidando sua posição como o segundo maior porto em cabotagem no Brasil.

Fonte: Petrosolgas