Após atrasos, polêmicas e protestos, Mundial começa no Brasil

Após atrasos, polêmicas e protestos, Mundial começa no Brasil

A 20ª Copa do Mundo da Fifa começou nesta quinta-feira, 12 de junho, às 17h, com o jogo entre Brasil e Croácia, que voltaram a se encontrar em Mundiais oito anos depois da vitória brasileira na Copa de 2006, na Alemanha. A abertura do evento ocorreu na Arena Corinthians, em São Paulo.

Depois da estreia, o Brasil enfrenta o México em Fortaleza, na próxima terça-feira (17/06), e a seleção de Camarões na segunda seguinte (23/06), em Brasília, fechando o Grupo A. Ainda na primeira fase, vale destacar a reedição da última final, entre Espanha e Holanda (sexta, 13/06, em Salvador) e a inédita chave com três campeões mundiais: Uruguai, Inglaterra e Itália.

Ao todo, são 64 jogos e pelo menos 5760 minutos de bola rolando em 12 cidades-sede e 32 dias de competição, sendo que algumas seleções se despedem depois de apenas três partidas, enquanto o campeão precisa de sete jogos para erguer a taça em 13 de julho.

Os 32 elencos somam 736 atletas, sendo que o goleiro italiano Gianluigi Buffon chega à quinta Copa de sua carreira, convocado desde 1998. Já o também goleiro Faryd Mondragón é o único jogador no Brasil que esteve na Copa do Mundo de 1994 – é ainda o mais velho, com 43 anos.

Considerada a grande festa do futebol mundial, a preparação do Brasil para o megaevento gerou uma onda de protestos e manifestações.

Fonte: BBC do Brasil