APS publica edital para derrocamento no Porto de Santos
A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para a contratação de empresa responsável pelo derrocamento, processo que envolve a retirada de rochas do canal de navegação do Porto de Santos (SP). Essa é a primeira etapa do projeto de aprofundamento do canal para 16 metros, essencial para permitir a atracação de navios de maior porte.
Segundo a APS, a retirada de aproximadamente 10 mil metros cúbicos de rochas será realizada em 31 pontos do canal de navegação, áreas de acesso e berços de atracação. A empresa vencedora da licitação será responsável tanto pelos projetos básico e executivo quanto pela execução das obras, que têm prazo de 18 meses para serem concluídas. A profundidade resultante do derrocamento deverá atingir 16,5 metros.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a importância da obra para atender à demanda do mercado nacional e internacional: “Estamos dando o primeiro passo para aumentarmos a profundidade do Porto de Santos. A partir do derrocamento, abrimos caminho para alcançarmos os 16 e, posteriormente, 17 metros de calado, garantindo a capacidade de receber os maiores navios do mundo, em qualquer hora do dia ou da noite”.
A obra já conta com licença ambiental, e o objetivo da APS é concluir o aprofundamento do canal para 16 metros até 2026. O edital completo está disponível no site e na sede da APS. A entrega das propostas e abertura da concorrência estão marcadas para o dia 29 de outubro.
Fonte: Portos e Navios