Avanço sustentável na logística portuária: um ano de WS Centaurus
A Wilson Sons, figura dominante na logística portuária e marítima brasileira, celebra um marco significativo: um ano de operações bem-sucedidas do WS Centaurus, o pioneiro em tecnologia verde no país. O rebocador já auxiliou em mais de 500 manobras nos terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar em São Luís (MA), servindo a navios de grande escala que transportam até 400 mil toneladas de carga.
Inovação verde na água
No terminal de Ponta da Madeira, o WS Centaurus presta suporte a navios que transportam minério de ferro. Enquanto isso, no porto de Itaqui, a embarcação se envolve nas operações de navios carregando diesel, milho, soja, fertilizantes e celulose.
Como o primeiro de uma série de seis novos navios com uma perspectiva ecológica, o WS Centaurus foi construído no estaleiro da empresa em Guarujá (SP), dentro do complexo portuário de Santos. Seu design, cortesia da Damen Shipyards (RSD 2513), possui uma hidrodinâmica superior que reduz o consumo de combustível fóssil em até 14%, diminuindo assim as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, suas quilhas duplas (twin fins) otimizam a navegabilidade e ampliam a capacidade de reboque, garantindo um consumo de combustível ainda menor.
Estabelecendo novos padrões
O WS Centaurus também foi o primeiro a adotar o padrão IMO Tier III, da Organização Marítima Internacional no Brasil, promovendo uma redução nas emissões de óxido de nitrogênio em mais de 75%. “O WS Centaurus é um marco nas operações de reboque no país, trazendo mais eficiência e sustentabilidade para nossa frota de 11 rebocadores em São Luís”, afirma Márcio Castro, diretor-executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons.
Com mais de 90 toneladas de bollard pull (tração no cabo de manobra), os novos rebocadores da Wilson Sons são os mais potentes em operação no Brasil. A embarcação pode operar tanto em manobras portuárias quanto em reboque oceânico com a mesma eficiência.
Navegando para o futuro verde
A Wilson Sons está na vanguarda ao controlar a velocidade de suas embarcações para minimizar o consumo de combustível. Com a ajuda de sua Central de Operações de Rebocadores (COR) em Santos (SP), a empresa monitora em tempo real sua frota de 81 rebocadores ao longo da costa brasileira.
“Acreditamos que a tecnologia é um aliado essencial para a infraestrutura marítima e portuária e para a sustentabilidade no setor”, ressalta Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade. E é justamente esta visão que impulsiona a empresa a buscar constantemente melhorias operacionais e ganhos de eficiência energética em sua indústria.
Para Mateus Melo, gerente regional Norte da Wilson Sons, o WS Centaurus e o WS Orion demonstram a importância das operações da empresa no Norte do país. “A Wilson Sons é a empresa com a maior disponibilidade de rebocadores e com a maior abrangência de atendimento nos portos do Arco Norte”, diz Mateus, destacando o compromisso duradouro da empresa com a eficiência, segurança e sustentabilidade.
Fonte: Click Petróleo e Gás