Bahia lança Cluster Tecnológico Naval

Bahia lança Cluster Tecnológico Naval

O Farol da Barra, em Salvador (BA), foi palco da cerimônia de lançamento do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, voltado para o desenvolvimento de atividades ligadas à Economia do Mar no Brasil e na Bahia. Com o lema “Conectando ideias, desenvolvendo o futuro”, o cluster reúne empresas e instituições que visam promover o diálogo entre a academia, indústria e governo para atrair projetos e investimentos de forma sustentável. Entre as empresas fundadoras estão Bahia Marina, Belov Offshore Industrial, Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), e Wilson Sons – Tecon Salvador.

A iniciativa conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a Associação Comercial da Bahia, Codeba, Senai Cimatec, Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia, e Marinha do Brasil. O cluster abrange uma série de atividades econômicas ligadas ao ambiente marinho, como construção e desmantelamento de embarcações, turismo marítimo, pesca, exploração offshore, e energias renováveis oceânicas.

O diretor-executivo do cluster, Paulo Cezar Soares Pinheiro, ressaltou o desafio estratégico do projeto em busca do desenvolvimento sustentável e geração de empregos. Já o Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2º Distrito Naval, destacou a importância do cluster para o desenvolvimento econômico regional. Antonio Gobbo, presidente da Codeba, falou sobre a relevância da governança do cluster para o avanço da Economia do Mar no Brasil.

A cerimônia, realizada na última quinta-feira (3), teve a participação de representantes de instituições públicas e privadas, além do Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais. O evento também contou com a presença do ex-Comandante da Marinha, Almirante Ilques Barbosa Junior, que enfatizou o papel estratégico do cluster e a troca de experiências com o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Marinha de Notícias