Barco de luxo e tornado raro: o que se sabe sobre o naufrágio de iate na Itália

Barco de luxo e tornado raro: o que se sabe sobre o naufrágio de iate na Itália

Um iate de luxo afundou após a passagem de um raro tornado pela costa da Sicília, na Itália, nesta segunda-feira (19). Até a publicação desta reportagem as autoridades confirmavam a morte de uma pessoa. Outros seis estão desaparecidos.

A embarcação levava 22 pessoas e estava ancorada perto da cidade de Palermo, quando virou devido aos ventos fortes da tempestade.

Entre os desaparecidos está o bilionário Mike Lynch, que é um empresário britânico no ramo da tecnologia. Ele é popularmente conhecido como “Bill Gates do Reino Unido”.

Segundo a imprensa italiana, mergulhadores encontraram o iate a quase 50 metros de profundidade. O jornal “Corriere Della Serra” afirmou que corpos foram vistos dentro da embarcação.

1. Por que o iate afundou?

A passagem de um tornado incomum no Mar Mediterrâneo fez com que o iate virasse. Na sequência, a embarcação afundou a uma profundidade de cerca de 50 metros.

Por causa do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo nas cabines do iate. Uma das sobreviventes contou que acordou com a água dentro da embarcação. Ainda assim, ela conseguiu sair com a filha dela, que tem um ano de idade.

A ocorrência de tornados no Mar Mediterrâneo é um fenômeno raro. Entretanto, nos últimos dias, tempestades e chuvas pesadas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra.

Imagens de câmera de segurança de um restaurante mostram a intensidade dos ventos no momento do tornado. Em segundos, cadeiras, mesas e outras estruturas que estavam no local foram levadas pelo vento.

Fonte: G1