Bovespa recua com queda nas ações da Petrobras e da Vale

Bovespa recua com queda nas ações da Petrobras e da Vale

O principal índice da Bovespa opera em queda nesta quarta-feira (23), com o volumoso noticiário político no centro das atenções e tendo como pano de fundo a queda dos preços de commodities no mercado global.

Às 16h16, o principal índice de ações da bolsa recuava 2,72%, aos 49.621 pontos. Por volta do mesmo horário, as ações preferenciais da Vale recuavam cerca de 6,5% e as ordinárias caíam mais de 8%. Já os papéis preferenciais da Petrobras caíam quase 4% e os ordinários cerca de 5%. A Braskem liderava as baixas do índice, com desvalorização de masi de 11%.

Os holofotes no Brasil estão voltados principalmente para a decisão da Odebrecht de fazer “colaboração definitiva” com a operação Lava Jato e determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal para que o juiz Sérgio Moro envie ao STF as informações sobre a quebra de sigilo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como todos os processos relacionados às interceptações.

As decisões da Odebrecht de fazer “colaboração definitiva” com a operação Lava Jato e do PMDB de manter para o próximo dia 29 a reunião do seu diretório nacional que discutirá o desembarque do partido do governo federal também colocavam a crise política sob os holofotes.

Na visão da equipe da Guide Investimentos, a bolsa deve seguir pressionada para baixo nesta sessão diante de um cenário de incertezas políticas no Brasil e sem ventos a favor do exterior, conforme nota distribuída a clientes citada pela Reuters.

Véspera
A Bolsa fechou em queda na véspera, apesar das ações da Petrobras e da Vale terem terminado o dia com ganhos. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, terminou o pregão em baixa de 0,32%, a 51.010 pontos.

Fonte: G1