BRT opera com 43% da frota e 40 estações fechadas na manhã desta sexta-feira

BRT opera com 43% da frota e 40 estações fechadas na manhã desta sexta-feira

Os passageiros que utilizam o sistema BRT devem enfrentar dificuldades na manhã desta sexta-feira. Como consequência do desabastecimento, o BRT Rio, concessionária responsável pelo serviço, alerta que a operação hoje ainda será com redução de frota — cerca de 43%, segundo a concessionária — e, assim como ocorrido nesta quinta-feira, 40 estações estão fechadas nos trechos da Avenida Cesário de Melo e entre Madureira e o Galeão, os serviços permanecem interrompidos e as estações, fechadas.

Nesta quinta-feira, o serviço também foi prejudicado. Dos 440 veículos, apenas 187 ônibus circulam (outros 33 fazem parte da chamada reserva técnica), segundo a concessionária. A situação se repete nesta sexta-feira. A recomendação do BRT Rio é que o passageiro antecipe o embarque ou espere o fim do horário de pico.

GRUPO MANTÉM GREVE

Apesar da trégua de dois dias acordada durante uma reunião entre o governador Luiz Fernando Pezão e caminhoneiros do movimento grevista no Rio — foi proposta a redução da alíquota do ICMS do diesel para 12% no Rio, igualando com o mesmo valor coletado em São Paulo — alguns condutores decidiram não interromper a paralisação. Ao menos esse era o caso de um grupo de caminhoneiros autônomos que continuava com seus veículos parados na Rodovia Washington Luís, na altura de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, na madrugada desta sexta-feira. Eles alegaram não “ser suficiente” o que foi oferecido pelo governo.

— Os caminhoneiros não querem rodar mais até reduzir a carga tributária no combustível. Nós só aceitaremos um acordo se o preço do diesel ficar justo. Hoje, com o valor combustível como está, uma viagem faz com que os custos superem o lucro. Não dá para trabalhar assim — disse um dos caminhoneiros autônomos, que pediu para não ser identificado.

Os caminhoneiros estavam posicionados próximo à Distribuidora BR, mas o trânsito não havia sido interditado nesta madrugada. Segundo condutores que estavam no local, as portas das distribuidores não foram bloqueadas, e a decisão de não realizar o transporte é dos próprios motoristas dos veículos.

SUPERVIA: SEM EXTENSÕES NO FIM DE SEMANA

A SuperVia reajustou a grade horária das extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, ambos abastecidos com óleo diesel. A concessionária cancelou. “Devido à greve nacional dos caminhoneiros, a concessionária não está sendo abastecida com o combustível. Já neste sábado e domingo, não haverá operação de trens nessas extensões. Os passageiros estão sendo informados nas estações por cartazes e pelo sistema de áudio, bem como nos perfis digitais da SuperVia. Os horários podem ser consultados nas estações, na seção “Planeje Sua Viagem” (disponível no aplicativo e no site www.supervia.com.br), ou por meio do SuperVia Fone, no número 0800.726.9494. A concessionária reavaliará o ajuste da grade horária conforme o andamento da greve dos caminhoneiros”, afirma a Supervia, que programou para hoje a oferta de 2.103.600 lugares, em 942 viagens.

Nesta quinta-feira, a concessionária registrou um aumento de cerca de cinco mil passageiros do início da operação até às 9h, o que representa 2,5% a mais que a média diária desta faixa de horário. O crescimento mais significativo foi observado nos ramais Santa Cruz e Saracuruna, informou a concessionária. As estações integradas ou próximas ao BRT (Cosmos, Madureira, Penha e Paciência), além da estação Gramacho, foram as que registraram os principais aumentos no número de acessos.

BARCAS: SEM LINHA ARARIBOIA NO FIM DE SEMANA

A CCR Barcas informou que o serviço terá um esquema especial entre hoje e a próxima segunda-feira. Na linha Arariboia, o serviço será interrompido no fim de semana (26 e 27 de maio), e nas linhas Charitas, Paquetá e Cocotá, haverá o cancelamento de algumas viagens. As medidas, autorizadas pela Secretaria de estadual de Transportes, vão gerar uma redução de 8% no número de travessias realizadas pela Concessionária regularmente.Confira as alterações:

Linha Arariboia – Não haverá viagens no fim de semana (26 e 27 de maio). Nos dias úteis (25 e 28 de maio), a grade permanece inalterada.

Linha Charitas – Nos dias 25 e 28 de maio, no sentido Charitas-Praça XV, as viagens programadas para as 10h30 e 11h30 não serão realizadas; e no sentido Praça XV-Charitas, as viagens programadas para as 11h e 12h não serão realizadas. Os demais horários permanecem inalterados.

Linha Cocotá – Nos dias 25 e 28 de maio, no sentido Cocotá-Praça XV, as viagens programadas para as 7h e 9h20 não serão realizadas, permanecendo a viagem programada para as 8h; e no sentido Praça XV-Cocotá, as viagens programadas para as 17h30 e 19h50 não serão realizadas, permanecendo a viagem programada para as 18h40.

Linha Paquetá – Nos dias úteis (25 e 28), no sentido Paquetá-Praça XV, as viagens programadas para as 5h30, 7h30, 16h30 e 21h não serão realizadas; e no sentido Praça XV-Paquetá, as viagens programadas para as 8h30, 15h30 e 20h não serão realizadas. No fim de semana (26 e 27 de maio), no sentido Paquetá-Praça XV, as viagens programadas para as 10h, 13h, 14h30, 17h30, 20h30 e 23h30 não serão realizadas; e no sentido Praça XV-Paquetá, as viagens programadas para as 8h30, 11h30, 14h30, 17h30, 20h30 e 0h não serão realizadas.