Cabotagem cresce acima do PIB nacional

Cabotagem cresce acima do PIB nacional

Segundo o Ilos, para cada 1% de crescimento no PIB, a movimentação de contêineres cheios na cabotagem cresce, em média, 3,5%

Nos últimos anos, verificou-se que a cabotagem cresce acima do PIB nacional. De acordo com estudo do Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain) de 2013, para cada 1% de crescimento no PIB, a movimentação de contêineres cheios na cabotagem cresce, em média, 3,5%, enquanto o setor de transporte como um todo alcança 1,5%.

Em comparação ao modal rodoviário, a cabotagem proporciona uma redução de 65% na emissão de poluentes, além se ser oito vezes mais eficiente do ponto de vista de integridade das cargas transportadas, proporcionando a redução de acidentes em 90% nas estradas. Por outro lado, embora o volume venha crescendo, a cabotagem ainda possui baixa representatividade na matriz de transporte brasileira, menos de 2% quando considerados apenas contêineres, o que evidencia o grande potencial do modal.

Nesse sentido, a Log-In no quarto trimestre do ano, manteve a trajetória de expressivo crescimento no atingindo 44,2 mil Teus, 42,4% a mais que o registrado no mesmo período de 2013.  Em 2014, o volume totalizou 143,3 mil Teus, crescimento de 30,4% A/A. Nos últimos sete anos os volumes de cabotagem cresceram em média 24% a.a. “É importante observar que o crescimento forte e contínuo da Log-In neste modal se dá em um cenário de baixo crescimento da produção industrial, do comércio e dos serviços. Esse fato evidencia a capacidade da companhia em atrair cada vez mais clientes, que migraram do modal rodoviário, em busca de eficiência logística e menores custos”, disse a empresa em comunicado.

Entre os segmentos que tiveram maior crescimento na cabotagem destacam-se: Alimentos e Bebidas (36%) Metalurgia, Mineração e Siderurgia (+202%), Químicos e Petroquímicos (+137%) e Eletroeletrônicos (48%).

Para a empresa, o cenário de crise econômica, alta do preço do óleo diesel, aprovação da “Lei dos Caminhoneiros” e a crescente rigidez regulatória do modal rodoviário, proporcionam a cabotagem boas expectativas para 2015. “Nosso entusiasmo de crescimento de volumes acontece lado a lado da forte queda do preço internacional do petróleo, referencial para o preço do bunker. Esse contexto torna a cabotagem uma forma de logística mais competitiva e atrativa”, disse.

Fonte: Guia Marítimo