Cerimônia aos Mortos da Marinha em Guerra é realizada no Rio de Janeiro

Cerimônia aos Mortos da Marinha em Guerra é realizada no Rio de Janeiro

Autoridades prestam continência em homenagem aos marinheiros que pereceram ao defender a Pátria

A Marinha do Brasil (MB) informou que foi realizada, em 21 de julho, a Cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro. De acordo com a Marinha, a solenidade contou com uma mensagem, em vídeo, do Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior, com a leitura da Ordem do Dia pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e com uma oração solene proferida pelo Capelão-Chefe da Marinha, Capitão de Mar e Guerra (CN) Odécio Lima de Souza.

Na ocasião, também foi realizada aposição floral em memória dos militares e civis que pereceram no mar. Simultaneamente, tripulantes do Aviso de Patrulha (AviPa) “Albacora”, fundeado nas proximidades do Monumento, lançaram pétalas ao mar.

Ainda como parte da homenagem, o destacamento de Honras Fúnebres do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro realizou disparo de três descargas de fuzilaria, seguidas da execução da Marcha Fúnebre e do Toque de Silêncio. Foram também executadas as canções da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) e dos Combatentes da Segunda Guerra Mundial.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Marinha e realizada em formato reduzido, devido à pandemia do novo coronavírus, contando com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, e do Diretor Técnico do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso Joselito Guerra de Andrade Câmara.

A data prestou sentimentos ao afundamento da Corveta “Camaquã”, que vitimou 33 homens em meio à Batalha do Atlântico, na Segunda Guerra Mundial.

*Com informações da Marinha – Foto: divulgação Marinha