CIABA realiza cerimônia de Declaração de Praticantes de Oficiais da Marinha Mercante
O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou, no dia 4 de dezembro, em Belém (PA), a cerimônia de Declaração de Praticantes de Oficiais da Marinha Mercante, da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O CIABA formou 106 Praticantes de Oficiais, dentre eles nove de países estrangeiros, sendo oito de São Tomé e Príncipe e um do Panamá; além de 28 mulheres, sendo 14 do curso de Náutica e 14 do curso de Máquinas.
Na EFOMM, os alunos optam pelo Curso de Náutica ou de Máquinas, estudam durante três anos em regime de internato. Enquanto alunos, são militares regidos pelo Estatuto dos Militares. Após a declaração de Praticantes de Oficiais, os alunos são desligados do Serviço Ativo da Marinha e declarados bacharéis em Ciências Náuticas.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do 4o Distrito Naval e contou com as presenças das seguintes autoridades: Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; Diretor-Geral de Navegação; Diretor de Portos e Costas; Presidente do Tribunal Marítimo; Diretor do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha; e Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais.
A cerimônia foi transmitida em tempo real pelo canal oficial da Marinha no YouTube. As adaptações necessárias para a realização da solenidade foram realizadas em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19, mantendo-se o distanciamento social, uso de álcool em gel, além do uso contínuo de máscara pelos presentes.
*Com informações da Marinha do Brasil