CNPE autoriza realização de mais seis leilões de óleo e gás em 2018 e 2019

CNPE autoriza realização de mais seis leilões de óleo e gás em 2018 e 2019

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a realização da 15ª e da 16ª Rodada de licitação de petróleo e gás em 2018 e 2019. Por não serem de áreas do pré-sal, as duas rodadas serão realizadas sob o modelo de concessão.

A resolução, publicada nesta quarta-feira (24), também autoriza a Agência Nacional de Petróleo (ANP) a detalhar estudos para realizar a 4ª e a 5ª rodadas de licitações de blocos do pré-sal, neste caso sob o regime de partilha de produção, também nos anos de 2018 e 2019.

Segundo resolução do CNPE, para a 15ª rodada deverão ser selecionados blocos das bacias marítimas da Foz do Amazonas, do Ceará e Potiguar, de águas ultraprofundas fora do Polígono do pré-sal das bacias de Campos e de Santos, e das bacias terrestres do Paraná e do Parnaíba, além de blocos de todos os setores terrestres das Bacias Maduras de Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo.

Já para a 16ª Rodada, deverão ser selecionados blocos das bacias de Camamu-Almada e Jacuípe e de águas ultraprofundas fora do Polígono do pré-sal das bacias de Campos e de Santos, e das bacias terrestres do Solimões e Parecis, além de blocos de todos os setores terrestres das Bacias Maduras de Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo.

Para a 4ª Rodada, deverão ser avaliados os parâmetros dos prospectos de Saturno, Três Marias e Uirapuru, na Bacia de Santos, e de blocos na Bacia de Campos, já para a 5ª Rodada, deverão ser avaliados os parâmetros dos prospectos de Aram, Sudeste de Lula, Sul e Sudoeste de Júpiter e Bumerangue, na Bacia de Santos.

A resolução também autoriza a ANP a licitar áreas devolvidas à União, contendo acumulações marginais de petróleo e gás natural, na 5ª Rodada de Licitações de Campos Marginais, a ser realizada em 2018, e na 6ª Rodada de Licitações de Campos Marginais, a ser realizada em 2019.

Fonte: G1