Codesp abre licitação para implantar Portolog
O sistema tem o objetivo de sincronizar chegada de navios com a das cargas nos terminais
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) abrirá no próximo dia 18, as propostas apresentadas por empresas ou consórcio para prestação dos serviços de implantação do projeto Portolog (Cadeia Logística Portuária Inteligente) no Porto de Santos. A licitação será feita através de RDC (Regime Diferenciado de Contratação).
Os serviços a serem contratados abrangem a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução das obras, o fornecimento e a instalação de equipamentos, redes e respectivos softwares e o desenvolvimento de software integrador. Contemplam, ainda, a realização de testes dos equipamentos, sistemas e softwares, testes preliminares, treinamento, operação assistida, manutenção e suporte técnico, bem como todas as etapas de serviços e instalações necessárias. O prazo para execução do projeto é de 36meses.
O diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo, explica que o Portolog tem por objetivo sincronizar a chegada dos navios e das cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de veículos para uso racional e utilização da plena capacidade de acesso ao porto.
A iniciativa é parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê investimentos de R$ 115 milhões para que 12 portos brasileiros adquiram equipamentos e implantem o sistema já concluído pelo Serpro (Serviço Federal de Processamentos de Dados). A SEP (Secretaria de Portos) deu início aos procedimentos para implantação do sistema Portolog no Porto de Santos em maio deste ano. O projeto foi detalhado à comunidade portuária santista pelo diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Luis Claudio Montenegro, juntamente com técnicos da SEP e do Serpro. A implantação começou por Santos, por envolver maior complexidade, visto ser o maior do país.
Segundo o presidente Caputo, o sistema já funciona, em caráter experimental, desde o final de outubro, de forma manual (ainda sem uso das tecnologias de trocas de dados), apenas para os terminais que operam granéis sólidos de origem vegetal. Entre os meses de outubro e novembro, colaboradores dos terminais portuários e dos pátios reguladores foram treinados para uso do sistema Portolog. A fase piloto está prevista para acontecer até o final de janeiro de 2015.
Fonte: Guia Marítimo