Comandante pede apoio para construção de Agência Fluvial da Marinha
O comandante regional da Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil, Capitão de Corveta Alessandro Nonato, reuniu-se com o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) a quem solicitou apoio junto às lideranças federais para construção de uma Agência Fluvial em Sinop e de dois Próprios Nacionais Residenciais (PNR) sendo um naquele município e outro em Cuiabá.
De acordo com Nonato, o objetivo das unidades é ampliar a segurança do tráfego aquaviário na região norte de Mato Grosso, principalmente no Rio Teles Pires e Rio Verde que abrangem além da cidade de Sinop, os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Claudia, Colíder e Alta Floresta.
“Entendemos a necessidade da presença constante da Marinha na região norte do Estado, mas devido à distância da nossa base que fica em Cuiabá temos muitas dificuldades em atender aquela localidade. Por isso, apresentei as propostas ao deputado Dilmar e agora contamos com seu apoio para que as mesmas sejam consolidadas”, disse Nonato.
Dado a dimensão dos rios que cortam Mato Grosso o comandante Alessandro Nonato afirmou que sua meta é estender a organização militar, em um segundo momento, para as cidades de Alta Floresta, Juruena e São Félix do Araguaia – consideradas estratégicas pela Marinha do Brasil- e transformar a Delegacia de Cuiabá em Capitania dos Portos.
Atualmente, além da capital, somente o município de Cáceres possuí agência fluvial. A Marinha, de acordo com explicações do comandante, atua com o propósito de manter a soberania do Estado, com ações de salvaguarda da vida humana, prevenção da poluição hídrica, crimes de tráfico de drogas, prostituição e outros.
“Nossos trabalhos implicam na fiscalização dos acessos fluviais, para evitar a entrada do tráfico de drogas e todo tipo de mazelas, para isso o ideal seria levar as organizações militares à todos os extremos do Mato Grosso. Com isso facilitaríamos o registro de embarcações e a emissão da carteira de piloto amador”, explicou Nonanto.
Dal’ Bosco afirmou que o trabalho prestado pela Marinha é fundamental e tem que ser valorizado. Ele comprometeu-se em levar as reivindicações aos seus parceiros em Brasília, senador Jayme Campos e deputados federais Júlio Campos e Nilson Leitão para conseguir os recursos necessários para as construções das unidades.
Fonte: Correio Press