Comando do 6º Distrito Naval apoia ações de combate aos incêndios no Pantanal

Comando do 6º Distrito Naval apoia ações de combate aos incêndios no Pantanal

Helicóptero opera no enfrentando a um foco de calor jogando água no local atingido pelas chamas

A Operação “Pantanal” deflagrada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate aos focos de queimadas no bioma Pantanal, segue com ações diárias na região, informou a Marinha do Brasil.

Os trabalhos estão sendo realizados pelo Centro de Coordenação da Operação e o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), em Ladário (MS), que reúne esforços da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Corpo de Bombeiros de MS, Ibama/Prevfogo e da Polícia Militar Ambiental.

As ações de apoio contam com mais de 320 profissionais, entre militares, brigadistas e civis, e com o emprego de cinco aeronaves: Super Cougar (UH-15) e esquilo (UH-12), da MB; Pantera, do EB; Blackhalk (H60) e Hércules (C-130), da FAB. As aeronaves são empregadas em voos de reconhecimento, transporte de brigadistas e lançamentos de água.

De acordo com informações divulgadas pela Marinha, foram realizadas ações por uma aeronave UH-12 do Com6ºDN, 52 investidas com o bambi bucket, tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave capaz de transportar cerca de 30 litros de água, nas regiões mais afetadas próximas às cidades de Corumbá e Ladário. O total de água despejada nos focos de incêndio foi aproximadamente 1.560 litros de água.

Com uma área territorial de 65 mil Km² – 11º maior município do Brasil -, Corumbá lidera o ranking dos focos de calor em Mato Grosso do Sul. Somente em julho, em um cenário atípico, o estado concentrou 8.967 focos, dos quais 7.120 (79,4%) somente na Capital do Pantanal.

*Com informações da Marinha do Brasil e do 6º Distrito Naval