Comando do 9º Distrito Naval participa da Operação “Amazônia 2020”

Comando do 9º Distrito Naval participa da Operação “Amazônia 2020”

Operação ocorreu no Rio Solimões, no trecho compreendido entre as cidades de Manaus e Codajás, no Amazonas

A Marinha do Brasil informou que, no período de 14 a 23 de setembro, uma Força-Tarefa Ribeirinha, constituída por meios do Comando da Flotilha do Amazonas e do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib), realizou operação no Rio Solimões, no trecho compreendido entre as cidades de Manaus e Codajás, no Amazonas.

O exercício militar foi realizado no contexto da Operação “Amazônia 2020”, do Ministério da Defesa. A operação visa manter a capacidade operativa das tropas na região, a fim de garantir a soberania nacional, e aprimorar o trabalho conjunto das Forças Armadas, além de aumentar o apoio às comunidades ribeirinhas, por meio de ações cívico-sociais.

Pela primeira vez, a Marinha testou, em uma Operação Ribeirinha, o emprego de um Elemento de Combate Fluvial, constituído por Lanchas de Combate blindadas e tropas de Fuzileiros Navais, com a participação e apoio de Navios-Patrulha Fluvial.

Participaram do exercício o Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira”, o Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e as tropas de Fuzileiros Navais do 1ºBtlOpRib. Durante a operação foi possível adestrar novas táticas, técnicas e procedimentos, conforme o novo conceito de emprego das Operações Ribeirinhas, em estudo pelo Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, que destaca a importância do Combate Fluvial e reforça a ligação permanente dos elementos da tropa com os navios e embarcações orgânicas.

*Com informações da Marinha do Brasil