Como se tornar um marinheiro mercante
Se você gosta de trabalhar ao ar livre e manusear máquinas pesadas, uma posição como marinheiro mercante pode ser uma carreira certa para você. Um marinheiro mercante, também conhecido como trabalhador do transporte aquático, ajuda a transportar cargas e passageiros entre as nações e dentro das hidrovias dos Estados Unidos. Requer uma credencial de marinheiro mercante, para trabalhar em grandes embarcações ou navios com um capitão ou mestre licenciado.
O que é um marinheiro mercante?
Um marinheiro mercante trabalha na indústria de transporte marítimo comercial, também conhecida como indústria de comércio marítimo, que transporta mercadorias por vias navegáveis. Eles ajudam a garantir que o navio, a carga e os passageiros cheguem com segurança ao seu destino. Os marinheiros podem ser pilotos, companheiros, capitães ou marinheiros em embarcações como petroleiros e cargueiros.
Navegantes sem a certificação são referidos como marinheiros ou classificações não licenciados. Alguns estados também emitem uma licença de marinheiros estaduais para uso em águas interiores não federais.
Eles recebem treinamento especial para auxiliar no transporte de materiais perigosos. Alguns trabalham em petroleiros, enquanto outros trabalham em barcaças, que são barcos de fundo chato que transportam cargas por rios e canais.
O que faz um marinheiro mercante?
Os marinheiros podem trabalhar em uma variedade de navios, incluindo navios porta-contêineres, graneleiros, rebocadores, balsas, dragas, petroleiros, barcaças e navios de cruzeiro. A bordo de seus navios, os marinheiros mercantes podem ocupar diferentes patentes desempenhando funções específicas.
Capitães ou mestres: Um capitão comanda uma embarcação e executa suas operações. Os capitães geralmente dirigem ou operam o navio, dirigem os membros da tripulação, garantem o cumprimento dos protocolos de segurança, compram equipamentos, organizam a manutenção, supervisionam o carregamento e o descarregamento e mantêm registros e registros oficiais.
Imediatos ou oficiais de convés: Os imediatos são responsáveis pela operação da embarcação quando o capitão está de folga. O imediato assume o comando do navio se o capitão ficar impossibilitado de cumprir as obrigações necessárias. Os imediatos são normalmente encarregados da carga e dos passageiros, enquanto os segundo e terceiro imediatos assumem a responsabilidade pela navegação e segurança. Os imediatos frequentemente se envolvem em atividades como vigiar, gerenciar as atividades da tripulação do convés, auxiliar na atracação, monitorar a velocidade, direção e posição da embarcação, supervisionar o carregamento da carga e fazer anúncios aos passageiros conforme necessário.
Pilotos: Os pilotos não fazem parte da tripulação de um navio, mas podem ir a bordo para ajudar a tripulação a navegar em um canal desconhecido. Os pilotos normalmente guiam as embarcações em portos e dentro de cursos de água confinados, como rios e canais. Alguns são pilotos do porto – eles trabalham para um porto e auxiliam as embarcações que entram e saem do porto durante o dia.
Marinheiro: Os marinheiros mantêm e operam a embarcação e seu equipamento de convés. Os novos marujos são “marinheiros comuns” e os com mais experiência são “marinheiros hábeis”. Marinheiros hábeis geralmente compõem a maior parte da tripulação e realizam tarefas mais complicadas do que os marinheiros comuns. Os marinheiros podem vigiar, pintar, remover ferrugem, limpar o interior, manusear cabos de amarração, amarrar barcaças, carregar e descarregar carga, auxiliar passageiros e, às vezes, dirigir o navio sob a supervisão de um oficial.
Engenheiros Navais: Os engenheiros navais fazem a manutenção do motor, caldeiras, bombas, geradores e outros equipamentos do navio. Eles podem executar tarefas como trabalhar nos sistemas elétricos do navio, ligar o motor, regular a velocidade do navio, realizar verificações de manutenção, monitorar as necessidades de reabastecimento, fazer o inventário de suprimentos e peças e manter os diários de bordo oficiais.
Lubrificadores marítimos: Os lubrificadores marítimos trabalham na sala de máquinas. Eles podem executar tarefas como lubrificação de engrenagens, eixos e rolamentos, leitura de medidores de temperatura e pressão, manutenção, assistência em reparos de máquinas, operação de bombas, limpeza de tanques e assistência com carga.
Como se tornar um marinheiro mercante
Siga estas etapas para obter as credenciais necessárias para se tornar um marinheiro mercante:
1. Cumpra as qualificações básicas
A Guarda Costeira exige qualificações para os candidatos que se candidatam à certificação de marinheiro mercante. Você deve:
Ter pelo menos um diploma do ensino médio
Ter pelo menos 18 anos
Seja fluente em inglês
Passar em um teste de drogas
2. Escolha uma carreira
Os marinheiros podem escolher entre diferentes carreiras dentro da Marinha Mercante. As três opções possíveis são os departamentos de engenharia, convés e comissário. Sua escolha de carreira determinará seus requisitos.
Departamento de motores: O departamento inclui engenheiros, eletricistas, mecânicos e lubrificadores. Eles garantem que o maquinário de uma embarcação funcione corretamente.
3. Inscreva-se em um programa de treinamento
Você pode encontrar programas de treinamento marítimo em algumas escolas de comércio ou através de certos sindicatos. Os programas marítimos podem ter outros nomes, como marinharia, marinheiro ou programas marítimos. Os programas variam dependendo da escola ou organização que os oferece. A maioria dura cerca de seis meses. Você normalmente passa cerca de três meses em um ambiente de sala de aula e outros três meses treinando em um navio.
4. Candidate-se
Ele reconhece que você não representa nenhuma ameaça à segurança depois de passar nas verificações de antecedentes e do Departamento de Segurança Interna, que normalmente incluem uma verificação de status de imigração, uma verificação de antecedentes criminais e uma verificação da lista de observação de terroristas.
5. Obtenha autorização médica
Uma avaliação física e uma triagem de drogas são os próximos passos para se tornar um marinheiro mercante, garantindo que você esteja fisicamente apto para o trabalho. Inclui exames oftalmológicos e testes auditivos. Por exemplo, com visão de cores completa, você pode reconhecer itens codificados por cores, como fios ou botões em máquinas. Você também precisa de uma audição excelente para alarmes de barcos e para identificar equipamentos com defeito.
6. Candidate-se
Depois de reunir a documentação necessária e cumprir os requisitos básicos, você pode solicitar sua certificação.
Como é o ambiente de trabalho dos marinheiros mercantes?
Os marinheiros podem trabalhar e viver em um navio por várias semanas ou meses. Embora seu ambiente de trabalho provavelmente permaneça bastante consistente, eles podem esperar trabalhar em muitas condições na água enquanto viajam ou desempenham suas funções. Dependendo do tipo de navio em que você trabalha, você pode visitar diferentes regiões e países durante o trabalho.
Em quais embarcações um marinheiro mercante pode trabalhar?
Aqui estão apenas alguns tipos de navios nos quais você pode encontrar empregos como marinheiro de convés offshore:
Navios de carga: Um navio de carga entrega mercadorias internacionalmente. Eles normalmente têm apenas alguns funcionários e podem viajar por vários meses de cada vez.
Navios de exploração e perfuração de petróleo: Os navios de exploração e perfuração de petróleo procuram reservas de petróleo. Essas embarcações offshore geralmente trabalham com outras embarcações relacionadas ao petróleo, como embarcações de apoio offshore ou de produção.
Navios de pesquisa: Os navios de pesquisa exploram diferentes partes do mundo para aprofundar o conhecimento público. Por exemplo, alguns navios de pesquisa investigam as propriedades científicas do oceano.
Navios de cruzeiro: Os navios de cruzeiro oferecem aos passageiros a oportunidade de viajar internacionalmente. Além de suas funções normais, os marinheiros mercantes podem ajudar os passageiros a aproveitar suas férias, como na manutenção da piscina do navio de cruzeiro.
Rebocadores: Os rebocadores ajudam a transportar embarcações maiores que precisam de assistência para atracar, navegar em passagens estreitas de água e tarefas relacionadas. Os marinheiros que trabalham em rebocadores geralmente precisam de experiência e treinamento adicionais.
De quais habilidades um marinheiro mercante precisa?
Algumas das habilidades mais comuns necessárias como marinheiro mercante incluem:
Força física
O papel de um marinheiro mercante é fisicamente exigente. Pode envolver subir escadas e alcançar pequenos espaços para resolver problemas de equipamento. Eles frequentemente levantam e carregam equipamentos pesados e trabalham em pé por longos períodos.
Destreza manual
Um marinheiro mercante pode usar várias ferramentas manuais e máquinas de convés, exigindo habilidades motoras finas. Por exemplo, ao usar guindastes, o navegador precisa de coordenação olho-mão para navegar com as máquinas em espaços apertados. Eles também podem usar serras ou moedores.
Forte trabalho ético
Um marinheiro mercante trabalha longas horas e em ambientes de trabalho potencialmente perigosos, por isso é vital se dedicar à função. Dependendo de sua atribuição, um marinheiro pode permanecer no navio por vários dias ou semanas, incluindo noites e feriados. Eles também trabalham em várias condições climáticas e quando o barco está em movimento.
Comunicação
Como marinheiro mercante, é essencial comunicar-se de forma clara e eficaz com todo o pessoal a bordo do navio. Por exemplo, se uma mangueira for desconectada de sua conexão, o navegador informa um engenheiro para corrigir o problema imediatamente. Durante o transporte de materiais, eles se comunicam com a tripulação do cais para informar que é seguro prosseguir com suas tarefas.
Conhecimento de protocolos de segurança
Os marinheiros mercantes usam seu conhecimento de protocolos de segurança para evitar ferimentos e controlar emergências. Por exemplo, se derramar petróleo bruto, um marinheiro deve saber a maneira mais segura de limpar a área.
Fonte: Click Petroleo