Concurso de Redação levará estudantes a navio de pesquisa mais moderno do País

Concurso de Redação levará estudantes a navio de pesquisa mais moderno do País

Já pensou em visitar um dos navios de pesquisa mais modernos do Brasil e ainda conhecer o trabalho que define as últimas fronteiras do País no mar? É a experiência que terão os primeiros colocados do 2º Concurso de Redação organizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). O tema deste ano é o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) –  O Trabalho dos “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, voltado para a definição da fronteira leste do Brasil.

Poderão concorrer à premiação os alunos dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e Superior, matriculados em instituições de ensino de todo o Brasil. Além de participarem da premiação a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, considerado um dos dez mais bem equipados Navios de Pesquisa do mundo e que realiza comissões em apoio ao LEPLAC, os vencedores receberão um tablet, um diploma e um exemplar da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”.

Os autores das dez melhores redações de cada nível ganharão um diploma de participação e um exemplar da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”. As redações poderão ser enviadas para o site do Cembra  de 24 de junho a 8 de setembro. Para saber mais detalhes, confira o regulamento do concurso.

Primeiro colocado do 1º Concurso de Redação do Cembra na categoria Ensino Superior, o Aspirante Yuri Ricardo Silva do Amaral, da Escola Naval, do Rio de Janeiro, participou da premiação a bordo do  NPqHo “Vital de Oliveira” e explicou sobre a experiência de conhecer o trabalho exercido pelos militares da Marinha do Brasil.

“Sou extremamente grato pela oportunidade de me desafiar academicamente e de explorar um assunto de grande relevância para a carreira naval. Conhecer o navio e a rotina dos Oficiais, sem dúvidas, motivou-me a considerar mais uma das milhares de possibilidades na Marinha: a Hidrografia. Além do fato de proporcionar ao meu pai a oportunidade de conhecer um dos navios mais modernos do Brasil“, afirmou o Aspirante.

Amazônia Azul
É por meio do LEPLAC que o Brasil solicitou reconhecimento internacional de uma área marítima, que amplia para cerca de 5,7 milhões de km² as águas jurisdicionais brasileiras. Trata-se da  “Amazônia Azul”, que representa um legado de fundamental importância para o futuro das próximas gerações.

Fonte: Agência Marinha de Notícias