![Coreia do Sul inicia resgate de navio que afundou com 459 estudantes](http://www.sincomam.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Navio-afunda-Coreia-470x260.jpg)
Coreia do Sul inicia resgate de navio que afundou com 459 estudantes
Estão confirmadas duas mortes, mas continuam desaparecidas 293 pessoas
Navios da guarda costeira da Coreia do Sul iniciaram a operação de resgate aos passageiros de um ferry que estava naufragando na costa sudeste do país na manhã desta quarta-feira (16), noite de terça-feira no Brasil, segundo informações divulgadas pela a agência de notícias coreana Yonhap. Estão confirmadas duas mortes, mas continuam desaparecidas 293 pessoas.
Segundo a agência, ao menos 130 dos cerca de 450 passageiros já foram retirados da embarcação, que se encontra a cerca de 20 km da costa. O ferry, que transportava estudantes, fazia a rota entre o porto de Incheon (oeste) e a ilha de Jeju (sul) quando emitiu o sinal de socorro para a guarda costeira do país.
“O navio está afundando. Há cerca de 450 pessoas a bordo e enviamos barcos da guarda costeira e navios na região para socorrê-los. Helicópteros também estão envolvidos na operação”, declarou um porta-voz da guarda costeira, por telefone, à agência de notícias France Presse.
“O ferry está jogando e precisamos nos agarrar a qualquer coisa”, revelou, por telefone celular, um passageiro ao canal YTN news, segundo a AFP.
Embarcação
Esta embarcação – que faz a travessia Incheon-Jeju duas vezes por semana – foi construída em 1994, tinha 146 metros de comprimento e 22 de largura. Tinha capacidade para transportar um máximo de 921 pessoas, 180 veículos e 152 contentores.
As operações de salvamento incluem cerca de 40 navios da Guarda Costeira e das Forças Armadas sul-coreanas, helicópteros e mergulhadores da Marinha. Dois anfíbios da Marinha norte-americana que estavam a realizar exercícios militares foram também enviados para a zona.
Fonte: G1 São Paulo / Foto: Público.PT