Diretor da ANTAQ palestra em encontro sobre logística e offshore no Amapá

Diretor da ANTAQ palestra em encontro sobre logística e offshore no Amapá

O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, participou na última terça-feira (20), em Macapá (AP), da mesa sobre os desafios do licenciamento offshore, do Seminário Amapá Logística e Offshore, realizado pelo governo do Estado. O evento contou com a presença do governador Camilo Capiberibe, autoridades públicas, parlamentares, administrações portuárias, armadores, investidores e financiadores e empresas de logística, petróleo e transporte de carga.

O objetivo do encontro foi discutir o potencial econômico e a posição do Amapá em relação à multimodalidade; as perspectivas de desenvolvimento do Estado a partir da implantação de terminais portuários para diversas atividades, possibilitando integração com o Platô das Guianas, Caribe e Canal do Panamá, conectando a Bacia Amazônica e o Centro-Oeste brasileiro ao mercado internacional; e a instalação de terminais de atendimento de logística orientado à atividade offshore.

Fonseca falou sobre o licenciamento da atividade portuária. Segundo o diretor da autarquia, o Amapá está na rota internacional para escoamento de grãos. Fonseca disse que há diversos projetos em andamento, inclusive alguns já aprovados pela ANTAQ, que colocam o Porto de Macapá (Santana) no rol dessa logística.

“A proximidade em relação ao Canal do Panamá e a questão de origem de cargas para o transbordo nos portos do Caribe são fatores que, aliados a uma série de projetos envolvendo as vias navegáveis, no caso a Teles Pires-Tapajós, a pavimentação da BR 163, assim como o novo ramal da Ferrovia Norte-Sul em direção a Região Norte, são projetos estruturantes que, em função de outras iniciativas que estão sendo coordenadas pela EPL, vão induzir o crescimento do escoamento da produção de grãos aqui pela região e o Porto de Santana é uma das alternativas dessa nova logística”, avaliou.

O diretor da ANTAQ observou ainda que o Porto de Santana compõe o 3º bloco de arrendamentos portuários, que serão licitados pela Agência na sequência do 2º bloco, que deverá iniciar brevemente a sua rodada de audiências públicas. Além de Macapá, esse bloco é composto pelos portos de Cabedelo, Fortaleza, Itaqui, Maceió, Recife e Suape.

O painel no qual o diretor da ANTAQ palestrou contou também com as apresentações do técnico da Diretoria de Licenciamento Ambiental do IBAMA, Itagyba Alvarenga Neto, que abordou o tema “O licenciamento ambiental para atividade portuária e offshore”; e do capitão dos Portos do Amapá, capitão de fragata Lúcio Marques Ribeiro, que discorreu sobre “Controle e polícia da navegação”. A mesa foi moderada pelo gerente de Gás Natural do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), Jorge Paulo Delmonte.

Porto de Santana

Ao final do evento, os participantes acompanharam o governador Camilo Capiberibe em uma visita técnica ao Porto de Santana.

Principal porta de entrada e saída dos produtos do Estado, o porto terá sua área duplicada para atrair investidores. Três novos silos estão sendo instalados no porto, que também terá sua capacidade de contenção aumentada dos atuais 800 contêineres para 4 mil contêineres.

Fonte: ANTAQ