Diretor da DPC parabeniza o SINCOMAM pelos 88 anos de fundação

Diretor da DPC parabeniza o SINCOMAM pelos 88 anos de fundação

O Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, parabenizou o SINCOMAM – Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins, através de nota enviada ao Presidente Alcir da Costa Albernoz, pela passagem dos 88 anos da instituição, que foi comemorado na última quinta-feira, dia 12.

História do SINCOMAM

Fundado em 12 de março de 1927, na cidade do Rio de Janeiro, o SINCOMAM abriu suas portas para a necessidade de uma organização que buscasse defender os interesses da categoria de Condutores de Máquinas e Amarradores da Marinha Mercante. Mas, apenas uma Matriz não era o suficiente. Assim sendo, iniciou-se o projeto de expansão de Delegacias em todo o Brasil.

Antes da evolução da instituição, o presidente do SINCOMAM, Alcir da Costa Albernoz, conta que houve uma reconstrução da instituição, pois a mesma tinha sido vendida em leilão e ainda possuía mais de dez penhoras. Na sequência, foi criado o CAAQ, ACOM, e o Sindicato passou a ser Nacional, (antes era interestadual). As conquistas não paravam de acontecer e o SINCOMAM conseguiu o aumento de competência do Condutor de 700 KW, para 1000KW, 3.000 KW e 5.000 KW. Dívidas foram pagas, que perduravam há 11 anos da administração anterior.

Albernoz relata que após a reconquista do prestígio da categoria junto às empresas de navegação, a outra meta era a qualificação dos profissionais com cursos de aprimoramento e ascensão profissional até OSM. 

Diante de crescimento acelerado, o SINCOMAM criou as delegacias regionais que estão localizadas nas cidades de Macaé (RJ),  São Luiz (MA) e Belém (PA), além da sede no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: SINCOMAM / DPC