Diretoria da ANP participam do lançamento do Promar
Programa voltado a campos marítimos
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informa que participou do evento virtual de lançamento do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O evento contou com a participação do Diretor-Geral, Rodolfo Saboia, e os diretores Symone Araújo, José Cesário Cecchi, Dirceu Amorelli e Marcelo Castilho.
O Diretor-Geral da ANP destacou a importância dos campos marítimos do pós-sal, que já foram os maiores produtores nacionais até perderem o protagonismo para o pré-sal.
“Hoje a produção do pós-sal, de 850 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia, é menos da metade do que era em 2010, representando atualmente apenas 23% da produção nacional. Não se pode esquecer, contudo, da relevância desse ambiente, que já produziu cerca de 16 bilhões de boe ao longo de sua história, ou seja, 63% de tudo o que já foi extraído de petróleo e gás no Brasil até o momento. E ainda há muito mais a produzir. As descobertas declaradas no Boletim Anual de Reservas da ANP mostram que produzimos apenas cerca de 17% dos volumes in place do reservatório do pós-sal em mar”, afirmou.
Os objetivos do Promar contemplam a criação de condições para a revitalização dos campos marítimos maduros e de melhores condições para o aproveitamento econômico de acumulações de petróleo e gás natural consideradas como de economicidade marginal.
*Com informações da ANP