Dragagem do Porto de Recife só será realizada em 2015

Dragagem do Porto de Recife só será realizada em 2015

Com licitação para ocorrer em 2013, expectativa era que a SEP enviasse os recursos no começo desse ano

A dragagem do Porto de Recife que já estava com licitação pronta para realização da obra desde 2013, agora só vai acontecer em 2015. Com o custo de R$ 170 milhões a previsão era de realização de uma nova dragagem, implantação de novas defensas (material que protege o atrito do cais com o casco dos navios) e expansão da área de atracação, entre outras melhorias.

“Pelo que nos informaram, esses recursos foram contingenciados até o fim deste ano e isso significa que só devem ser liberados em 2015”, explicou Schebna Machad, presidente do porto.

A administração do Porto de Recife tinha a expectativa na época que a SEP (Secretaria Especial de Portos) enviasse os recursos no começo desse ano, o que não aconteceu. Segundo Machado, a primeira parte que é a batimetria (medição da profundidade dos oceanos, mares e rios) já foi feita e os locais que necessitarão da dragagem também já foram constatados.

Com o contingenciamento dos recursos da SEP, a mesma aconselhou o porto a escrever a demanda no PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento), recurso que só está previsto para o ano que vem. “Enquanto isso estamos esperando o posicionamento da SEP”.

Segundo a assessoria de imprensa da SEP, uma verba dentro do PAC havia sido destinada a esse recurso e o governo do estado informou que assumiria esse projeto. Ainda segundo a secretaria, a decisão do governo em não mais assumir a obra foi comunicada somente em junho desse ano. Agora, o projeto está previsto para 2015 e segundo a Secretaria dos Portos não será necessária uma nova licitação.

Fonte: Guia Marítimo