Ebola mata mais de 1,2 mil pessoas na África ocidental, aponta OMS
O surto atual do vírus ebola que já matou 1,229 mil pessoas na África ocidental, aumentou o número de casos e subiu para 2,240 mil, informou nesta terça-feira (19) a Organização Mundial de Saúde (OMS). Somente entre os dias 14 e 16 deste mês, foram reportadas 84 mortes.
Alguns especialistas da área de saúde acreditam, contudo, que a epidemia pode ser muito pior do que os dados sugerem, diante da perspectiva de pessoas infectadas ainda não identificadas. Ao mesmo tempo que o surto parece estar contido na Nigéria, Libéria e Serra Leoa ainda lutam para evitar o avanço do contágio da doença, assim como Guiné.
A Libéria reportou nesta terça-feira que os 17 pacientes suspeitos com ebola que fugiram de um centro de quarentena no fim de semana foram encontrados e transferidos para outra clínica. O governo revelou ainda progressos em três médicos africanos contaminados pelo vírus e que estão sendo tratados pelo medicamento experimental Zmapp.
A doença não traz apenas o medo da contaminação como o da fome. Para atender aos pacientes internados e às pessoas que não podem deixar suas casas, a OMS avisou que esta trabalhando com o programa de alimentação mundial da ONU a fim de abastecer regularmente com alimentos as áreas mais afetadas na Guiné, em Serra Leoa e na Libéria.
Fonte: Valor Econômico