Edital para dragagem do Porto de Maceió será lançado em julho

Edital para dragagem do Porto de Maceió será lançado em julho

Na última segunda feira, dia 24, o ministro da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira, anunciou que o edital de licitação das obras de dragagem de aprofundamento do canal do porto será lançado em julho, com assinatura do contrato em agosto.

Atualmente, a profundidade está em torno de 10 metros. De acordo com Silveira, que foi a Maceió a convite da Administração do Porto, a meta é de que o aprofundamento alcance, pelo menos, 12,5 metros, já no final do ano.

“A dragagem permitirá que o porto receba navios de maior calado, além de aumentar a movimentação tanto de granéis agrícolas quanto das plataformas de apoio”, disse o ministro.

A estimativa da SEP é de que as obras impliquem em um aumento de 20% a 30% da capacidade dos navios que atracam no porto – mais de 90% das exportações por Maceió são de açúcar. “Um aumento de calado de 20% nos dá um aumento de carga também de 20% a 30%”, avaliou Silveira. Mais de 90% das exportações do porto são de açúcar.

Além das obras de dragagem, que abrem oportunidade de investimentos portuários, o ministro disse que a SEP iniciou estudos para viabilizar a implantação de um terminal turístico no Estado.

Ele esclareceu que ainda não há um direcionamento da localização, do tamanho do empreendimento e dos recursos necessários, mas adiantou que a SEP está empenhada em desenvolver o projeto.

Uma das alternativas para implantação do terminal seriam os arrendamentos de áreas no Porto de Maceió. Antonio Henrique Silveira afirmou que a partir da licitação do terceiro lote do programa de arrendamentos, no qual aquele porto está inserido, seria possível construir o terminal.

De acordo com o ministro, o terceiro lote deve entrar em consulta pública em cerca de um mês e quinze dias. Com a licitação de áreas dentro do porto, o terminal poderia ser explorado pela iniciativa privada.

Ainda sobre oportunidades de negócios portuários no Estado, o ministro lembrou que está previsto investimento de R$ 1 milhão em equipamentos de segurança para o Porto de Maceió. “Acreditamos que o porto continuará rendendo muito bem”.

Fonte: SEP