Embarcação de apoio offshore financiada pelo FMM é concluída no Guarujá (SP)
Mais uma embarcação financiada com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes, foi concluída em São Paulo. Trata-se do barco crew boat, tipo P3, denominado BS CAMBORIÚ, da empresa BSCO Navegação, subsidiária da Brasil Supply. Contratado pela Petrobras, o barco deverá operar como apoio às plataformas de prospecção e produção de petróleo daquela empresa.
O valor do projeto é de R$ 22 milhões, dos quais 52% foram financiados com recursos do FMM, por meio do Banco do Brasil, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A embarcação foi construída no estaleiro Arpoador, no Guarujá/SP, e teve 73% de seus componentes de fabricação nacional.
Essa é a sexta embarcação da frota da Brasil Supply, todas financiadas com recursos do FMM. Construído em alumínio, o braço possui 45 metros de comprimento e 2 metros de calado. Com capacidade para transportar 60 pessoas e 150 toneladas de carga, o BS CAMBORIÚ dispõe de um sistema de propulsão que o permite atingir velocidades superiores a 25 nós (mais de 45 km/h).
A embarcação é a terceira do tipo P3 concluída pela BSCO Navegação, de uma série de três, todas contratadas pela Petrobras e financiadas pelo FMM. O Fundo da Marinha Mercante atinge, com mais essa entrega, o total de 355 embarcações e seis projetos em estaleiros concluídos desde 2007. Atualmente, há em andamento outras 159 embarcações e 8 obras em estaleiros financiadas pelo FMM.
Fonte: Ministério dos Transportes