Empresa esclarece sobre construção de portos graneleiros em Santarém

Empresa esclarece sobre construção de portos graneleiros em Santarém

Previsão é que EIA-Rima seja concluído no fim de 2014

A Empresa Brasileira Portos de Santarém (Embraps) que será responsável pela construção dos portos graneleiros na Grande Área do Maicá, em Santarém, oeste do Pará, reuniu na manhã deste domingo (6) com moradores do local para esclarecer dúvidas sobre a instalação do empreendimento. De acordo com a assessora de imprensa da empresa, Nívea Maria, o EIA-Rima – Estudo e Relatório de Impactos Ambientais – será concluído até o fim de 2014.

A reunião foi agendada após os moradores que moram às margens do Lago do Maicá manifestarem preocupação com os possíveis danos que podem ser causados à área com a construção dos portos. “É uma área que deve agregar quatro portos, três empresas multinacionais que vão construir para exportação de grãos. A nossa preocupação é quanto aos impactos ambientais, pois sabemos que nos grandes empreendimentos há muitos impactos negativos. Nós somos a favor, mas desde que seja desenvolvimento sustentável”, defendeu o presidente do Conselho da Grande Área do Maicá, Adilson Matos.

O projeto de implantação ainda não foi aprovado. A Embraps está concluindo as pesquisas ambientais e socioeconômicas. “Viemos trazer informações quanto ao projeto portuário da Área Verde. Atualmente estamos na fase de EIA-Rima com a equipe socioeconômica praticamente concluindo a aplicação dos questionários, fazendo levantamento da socioeconomia e demografia. Deve ser concluído na terça-feira [8], restando apenas o trabalho de entrevista com as lideranças”, esclareceu Nívea.

Segundo a assessora, uma equipe do Museu Goeldi vai enviar biólogos para fazer as pesquisas na área. Quando o nível do rio baixar, também serão realizados estudos antropológicos e arqueológicos e uma empresa foi contratada para fazer as pesquisas de solo.

Fonte: G1 / Santarém e Região