Estaleiro exporta lanchas para Dubai

Estaleiro exporta lanchas para Dubai

No último mês desembarcaram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quatro lanchas fabricadas pelo estaleiro brasileiro Ventura Marine. Foi a primeira venda da empresa para o mercado árabe, mas ainda neste primeiro semestre a Ventura terá reunião com os importadores árabes, o que poderá gerar novos negócios. As informações foram dadas à ANBA pelo diretor comercial da Ventura Marine, Marco Garcia.

A Ventura exportou para Dubai embarcações entre 16 e 21 pés, duas do modelo 210, uma do modelo 180 e outra do modelo 160. Elas são próprias para lazer em águas abrigadas, que é quando quem está navegando consegue avistar a costa. A venda foi fechada em novembro e as lanchas foram postas no navio em dezembro. Segundo Garcia, o negócio partiu de um contato antigo feito durante um Boat Show, feira do segmento, em Gênova, na Itália.

A Ventura Marine já exportou para Portugal e Espanha, mas esteve mais voltada para o mercado interno nos últimos anos. “O mercado doméstico tem consumo considerável”, afirma Garcia. Segundo o executivo, há um ano o câmbio não era propício para exportação. “Com o dólar a R$ 2,40, o mercado externo se tornou mais atrativo. Soma-se a isso o momento mais relaxado de comércio do Brasil”, diz Garcia sobre a menor velocidade do consumo interno.

Em função desta série de fatores, a Ventura Marine agora está olhando mais para a exportação e acredita que suas embarcações têm boas perspectivas em Dubai. Entre os fatores para crer nisto, ele cita o aumento da costa (em função de empreendimentos e ilhas artificiais criadas) e o crescimento da exploração do turismo ligado à água. “Eles têm um mar navegável, limpo”, afirma.

Fonte: Agência de Notícias Brasil Árabe/Isaura Daniel