Problema técnico suspende emissão de visto americano

Problema técnico suspende emissão de visto americano

Segundo Departamento de Estado, não há previsão para restaurar plenamente o sistema, com problemas desde 20 de julho

Em comunicado emitido na tarde desta quinta-feira (31/7), o Departamento de Estado dos EUA informou que continua trabalhando para restaurar plenamente a operação do sistema de emissão de vistos de entrada para aquele país e de passaportes americanos. A nota distribuída informa que as seções consulares no Brasil “continuam a processar e enviar vistos aprovados, mas o processo pode levar mais do que o prazo normal de dez dias úteis”.

O problema surgiu no dia 20 após uma operação de upgrade no sistema que gerou “problema técnico com um dos principais bancos de dados” e chegou a suspender a emissão de vistos. Em publicação no site do Departamento de Estado dos EUA, no entanto, um comunicado diz que a solução pode demorar semanas.

O Consulado do Rio de Janeiro, onde o problema tinha afetado oito mil pedidos de vistos até quarta-feira (30/7), conseguiu processar no mesma data emissão de um grande número de vistos que estavam pendentes. Na seção consular do Rio, chegam cerca de mil pedidos diariamente, segundo estatísticas oficiais referentes ao mês de junho.

Aos solicitantes que precisarem usar o passaporte enquanto o problema não é resolvido, a nota emitida pela embaixada aconselha procurar o consulado:

“Caso seu passaporte esteja conosco e você precise viajar para outro país enquanto seu visto é emitido, envie um e-mail com seus dados para o endereço do consulado onde fez sua solicitação”, diz a nota.

O comunicado também informa que as seções consulares reagendaram os solicitantes marcados para sexta-feira, 1º de agosto e orienta a quem tem entrevista agendada para sexta-feira que procure o consulado no dia 13 de agosto.

Os solicitantes com entrevistas para esse dia já estão recebendo uma mensagem de e-mail com as seguintes informações:

“Solicitantes de visto com entrevistas agendadas para amanhã, sexta-feira, 1º de agosto: Compareça à embaixada ou ao consulado no qual agendou sua entrevista no dia 13 de agosto, no mesmo horário agendado anteriormente para o dia 1º de agosto. Você não precisa ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Quando vier, traga uma foto 5cm x 5cm ou 5cm x 7cm. Informações sobre o formato da foto podem ser encontradas aqui. Caso já tenha fornecido as informações biométricas no CASV, pedimos que traga a sua foto para a seção consular de qualquer forma”, diz a nota, acrescentando que os agendamentos feitos no Casv no dia 1º de agosto não são afetados.

Em caso de dúvidas ou se precisar de um horário de emergência para tirar o visto, os interessados devem enviar um e-mail para a seção consular onde a entrevista foi agendada (saopaulovisa@state.gov, visario@state.gov, brasiliavisa@state.gov, recifevisa@state.gov).

O final de temporada de férias de julho pode ter contribuído para amenizar o impacto na operação dos pacotes para os Estaos Unidos. Na Nice Via Apia ainda não há reflexo significativo nas vendas ou no movimento de procura por viagens para os EUA, já que a temporada de férias de julho está encerada. As próximas levas de grupos serão em outubro e no fim de ano, essa sim, considera a alta temporada.

– Em geral nossos passageiros procuram a agência já com o visto resolvido. A não ser que a situação se prolongue por mais tempo, podemos ter algum impacto nas viagens da próxima temporada – diz Viviane Fernandes diretora de marketing da Nice Via Apia Turismo.

Fonte: O Globo